Atléticas Entidades Entidades x Distanciamento Social Esporte Universitário

5 dicas para minimizar o impacto da pandemia no nível esportivo das atléticas

 

Com o atual cenário que estamos vivendo no Brasil e no mundo, grande parte das universidades adotaram o método EAD para continuar o semestre.

E não há como ignorar que esse afastamento entre os alunos impacta diretamente as relações entre os membros de entidades estudantis como as Atléticas, principalmente na parte esportiva. 

Por isso, um dos principais desafios enfrentados atualmente na gestão de times remotos é manter o engajamento das modalidades esportivas com os projetos as atividades da entidade.

Mas calma! Reunimos aqui 5 ações que você pode adotar para minimizar os impactos que o isolamento trouxe e tornar essa fase mais fácil para a sua Atlética e para os atletas!

O texto aborda os insights que tiramos da live realizada com convidados muito especiais como Pablo Barreto de Almeida e Maria Clara de Paula, em um bate papo incrível sobre gestão da atlética como da organização em tempos de pandemia.

Para conferir a live na íntegra clique aqui

 

Fortaleça os laços internos: “O distanciamento deve ser apenas físico, não social”

 Fortaleça os laços internos: “O distanciamento deve ser apenas físico, não social”

Durante o distanciamento social, uma das grandes consequências, sem dúvida, é a perda do espírito de equipe e do ritmo de jogo, principalmente nas modalidades coletivas. 

Mas como então as equipes e a própria entidade podem “correr atrás do prejuízo”?

Canal de comunicação ativo

É importante os atletas entenderem que a Atlética está ali quando precisar e que entende as suas necessidades.

Neste momento, é essencial explorar mais do que nunca os canais de comunicação e mostrar que, apesar da distância, o trabalho não para.

Engaje os atletas e os diretores esportivos para que possam enxergar esse período como uma oportunidade de grande aprendizado, estimulando-os a pensar sempre no coletivo e não deixar a energia baixar.

E como outros desafios, esse será mais um que você irão vencer juntos, porque “a gente não é amigo porque ganha, a gente ganha por que é amigo”.

Interação entre os atletas

É importante entender que existem grupos em estágios diferentes dentro da Atlética, existem atletas que têm laços muito mais estreitos, que possuem um contato maior e mais ativo, mesmo durante o isolamento.

No entanto, também, por outro lado, há grupos que não contam com essa união e intimidade tão bem estabelecida ainda.

Que tal bolar algo e usar esse momento para aproximar todos os membros?

Videochamadas e dinâmicas que misturem os atletas de várias modalidades e muito trabalho conjunto são ótimas alternativas para isso!

 

Não deixe ninguém parado

Não deixe ninguém parado

Ser Diretor de Esportes da Atlética durante a quarentena tem sido desafiador. 

A rotina dos atletas mudou drasticamente e quando olhamos a situação do esporte universitário como um todo, vemos que é necessário ter muita criatividade para manter o engajamento do time e o condicionamento físico durante o isolamento.

Quais projetos ou atividades podemos aplicar com os nossos times para não deixar as modalidades esfriarem?

Bom, independentemente da alternativa escolhida, é essencial manter todas as diretorias interligadas para que, juntos, seja possível criar soluções inteligentes.

Pensando na parte física, é importante pensar em maneiras para fazer com que os atletas mexam o esqueleto e não percam todo o preparo feito antes da pandemia.

Com restrições de locais de treinamento, a tecnologia é a principal aliada.

Muitas atléticas vêm realizando treinos por meio de lives e stories do Instagram, para manter seus atletas em forma nessa quarentena, sempre com cuidado para não prejudicar a saúde dos esportistas.

Que tal convidar os treinadores para desenvolver treinos e acompanhar o desenvolvimento?

Treinar é uma forma de aliviar o estresse dentro de casa. Esquemas de pontuações para o cumprimento dos treinos também são uma ótima ideia para manter o espírito competitivo e motivar os atletas.

É importante que a Atlética leve em conta as particularidades de cada um, principalmente relacionado a horário, o que pode ser resolvido combinando com toda a galera o melhor dia e momento para praticar as atividades em equipe, mesmo que de longe.

 

Desenvolva os times 

Desenvolva os times

Estar em casa não precisa ser sinônimo de parar as atividades do time. Manter o foco e não perder de vista os objetivos, como campeonatos, é indispensável.

Com a ajuda do treinador, incentive que os atletas aperfeiçoem juntos técnicas e estudem estratégias novas para se desenvolverem dia a dia.

Aproveite essa época para revisar as regras de cada esporte, acompanhe as novidades da modalidade no mundo e prepare o time.

O objetivo é tentar manter os alunos ativos e motivar os atletas, para evitar que o pessoal desista de treinar quando tudo voltar ao normal.

Pensar em maneiras de melhorar e equipe e arrecadar fundos, por exemplo, também pode ser uma alternativa!

 

Reforce os valores da Atlética 

Reforce os valores da Atlética

A partir do esporte universitário, os alunos conseguem encontrar uma oportunidade não só de viver uma aventura, como também melhorar as suas habilidades pessoais, suas relações interpessoais, a competir, a lidar com a derrota e com a vitória.

Por isso, a Atlética tem um grande papel na vida de cada aluno, e o papel de guiá-los na sua passagem pela universidade, compartilhando seus valores e juntos alcançando algo maior.

Aproveite este momento para lembrar todas as equipes a razão da existência e do trabalho que é realizado em conjunto.

Trazer membros de gestões antigas para ilustrar ainda mais tais valores da atlética é uma ótima forma de contar uma história e engajar a galera.

E não esqueça de sempre documentar tudo o que é realizado mesmo nesse período, para servir de direcionamento para as próximas gestões. 

Gestão de conhecimento para uma entidade estudantil é tudo!

 

Esteja mais presente do que nunca!

Esteja mais presente do que nunca

Nós da Partyou estamos sempre reforçando a importância da internet e das redes sociais na rotina das entidades estudantis, né?

Mais do que nunca, elas são a melhor ferramenta de aproximação que as atléticas contam para não deixar a poeira baixar!

Abuse dos conteúdos que geram interação, como Lives, Enquetes, Vídeos, IGTV, e distribua muito conhecimento para desenvolver os membros e alunos.

Crie desafios para engajar os times e tornar a distância menor! Incentive toda a galera que participar a compartilhar no facebook e no instagram e levantar cada vez mais essa onda de muita energia positiva!

Traga grandes convidados para a página da Atlética, como atletas conhecidos pelo pessoal ou mesmo especialistas em assuntos do interesse do pessoal.

Com muito movimento e trabalho em grupo vamos superar essa fase e voltar mais fortes do que nunca!

Compartilhe esse texto com os outros membros da sua atlética e bora agitar as férias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *