Entidades Marketing

A importância da Criação e Gestão de marca: Profissionalize a imagem da sua entidade!

A importância da criação e gestão de marca é um tópico que já abordamos algumas vezes em outros artigos, entretanto, ainda não aprofundamos de uma forma mais completa nesse assunto. Por isso, esse é o nosso tema de hoje! 

Apesar de ser um tema voltado para a galera de Marketing, esse é um conteúdo que vale a pena ser lido e compartilhado com todas as suas pessoas da sua entidade! Isso porque, vocês irão compreender que manter a marca da entidade é algo que faz parte da rotina de todo mundo! 

Até porque, tentar mensurar a importância da criação e gestão da marca é algo que parece intangível! Porém, ao mergulhar nessas águas, é possível pensar em pequenas atitudes que impactam de uma forma positiva a sua entidade, e são extremamente simples. Como por exemplo, toda a entidade estar uniformizada durante suas reuniões! Aaaai, Partyou, sério? Sim! Mas calma, a gente vai chegar lá! 

A importância da Criação e Gestão de marca: Pense a longo prazo! 

Pense a longo prazo

Para começar, nós vamos focar um pouquinho na importância da criação da imagem da sua entidade! Isso é fundamental para quem está tirando algum projeto do papel! Mas, se a sua entidade já é antiga, não tem problema! Continua aqui que nós vamos dar algumas dicas que podem melhorar a relação das pessoas com a etapa de criação! (Até porque, a gente sabe que alterar logo, cores e mascote depois de um tempo, é um processo delicado e loooongo!).

Portanto, vamos ao que interessa! 

1. Criação de Logo

Criação de Logo

AAAAAAAAAAI PARTYOU, na minha entidade não tem ninguém que saiba fazer isso! CALMA! Porque antes de mais nada, é essencial que vocês entendam a importância que o logo tem! Ele é a imagem que resume a sua entidade! Por isso, pode ser interessante investir um pouquinho na criação dessa marca. “Ah, a gente não tem dinheiro! Um desginer cobra muito caro!”. Hoje em dia, existem plataformas de Freelas de criação, onde você divulga um projeto, seus requisitos e ideias que devem ser seguidas, e negocia valores com uma galera que está procurando por jobs! (Mas lembrem-se de também valorizar o trabalho dos profissionais autônomos, hein?).

2. MIV – Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual

Esse é um termo conhecido da turma #Publi #Marketeiros que deve ser conhecido! Apesar de não ser obrigatório, pode facilitar a vida das pessoas que cuidam da imagem da sua entidade! Como está no próprio nome, o Manual de identidade visual contém as mais diversas informações sobre a sua marca. Por exemplo, as cores, aplicações de logo, estilos de fonte e por aí vai! 

Você também pode pedir um MIV nas plataformas de freelas! E essa dica, é extremamente útil para entidades consolidadas, mas que ainda não possuem esse tipo de ferramenta. Por isso, nós também separamos esse link em que você pode conferir 50 Manuais de Identidade Visual das grandes marcas, como Uber, Spotify, Xbox. 

3. Ouça opiniões!

Ouça opiniões

Se você está criando a marca da sua entidade, ou está atualizando alguma coisa, prepare-se para lidar com muitas opiniões e palpites! Entretanto, veja isso como um ponto positivo. Converse com ex participantes, com a galera nova, faça votações e compreenda qual a imagem que a faculdade mais se identifica. 

A nossa dica é que você também pode conseguir isso através de um formulário! Talvez, se você mostrar diretamente o desenho, haverá uma chuva de opiniões muito divergentes. “ah, mas o outro era muito melhor!”. Então, pesquise pelas ideias e conceitos. Por exemplo, qual é a cor que você acha que mais nos representa, qual é o animal que você sugere para ser nosso mascote? E discuta os resultados finais de uma forma mais interna com toda a sua entidade! 

Dessa forma, vocês estarão ampliando a visão da marca, e já geram um sentimento de identificação maior! Tópico extremamente importante, que vamos abordar a seguir! 

4. Seja original! 

Seja original

Em suma, esses são alguns passos cruciais na hora de criar a sua marca! Também é importante que você invista num trabalho profissional, para ter uma imagem original da sua entidade! Ninguém aqui quer chegar num evento, jogos ou encontro de entidades e encontrar uma galera usando o mesmo desenho de mascote que você, né?

Agora, você vai refletir com a gente a importância da criação e gestão de marca caminharem juntas e como tudo que você faz impacta na imagem da sua entidade! 

A importância da Criação e Gestão de marca: Crie a imagem da sua entidade diariamente!

Crie a imagem da sua entidade diariamente

1. Comunique a sua imagem de forma padronizada

Comunique a sua imagem de forma padronizada

Nós não vamos dar aula sobre redes sociais. Até porque, todo mundo aqui já sabe muito bem sobre o que estamos falando! A gestão da sua marca está diretamente relacionada com a padronização da imagem dela em todos os canais que ela é comunicada.

Ou seja, tudo que foi pensado no manual de identidade visual, é literalmente colocado em prática! Lembre-se de que essa imagem está nas redes sociais, nas assinaturas de emails, nos formulários e tudo que pode ajudar o seu público a fixar e associar os seus elementos à sua entidade. 

E toda essa comunicação bem pensada e executada é crucial em momentos como a recepção de novos ingressantes, matrícula, mas também no cotidiano “virtual” da sua entidade.

2. A importância de vestir a camisa

vestir a camisa

Você já pensou que toda a sua entidade estar uniformizada durante uma reunião geral é algo que está diretamente ligado à importância da Criação e Gestão de marca? Apesar de ser algo que acontece muitas vezes de forma involuntária, isso tem um grande motivo por trás.

Quanto mais pessoas vestirem a camisa, maior será a quantidade de pessoas que verão vocês presentes! Por isso, tenha uma camiseta da gestão para ser usada em eventos, festas e por aí vai! Quanto mais a sua cor for usada, mais ela será fixada pelas pessoas.

Todo mundo já sabe disso, todavia, não custa reforçar né? (Compartilha esse artigo com seus membros novos, bb! Já fizemos o discurso por você!) 

3. O sentimento de pertencimento

O sentimento de pertencimento

Todas as ações que visam criar e gerir a marca da entidade estão ligadas ao objetivo de comunicar ela de forma inteligente e gerar um sentimento de pertencimento em todas as pessoas que estão ligadas à ela! 

É esse sentimento que gera identificação, compra de produtos, participação em eventos e uma proximidade da faculdade com a sua entidade! 
Em suma, queremos que vocês aproveitem para olhar com carinho para a imagem da entidade. É muito mais do que um logo. Uma cor. É a representação do que vocês são e o que fazem!

Até a próxima! Equipe Partyou