Entidades Eventos Universitários

A loucura dos Desafios de Baterias: se joga e vai!

A loucura dos desafios de baterias é algo que deveria ser estudado! E aqui, estamos falando no sentido mais positivo possível! Afinal de contas, a galera que curte o batuque, dá aulas de como elevar o nível de curtição do rolê. Isso porque, os eventos de BU’s seguem o mesmo formato dos tradicionais Jogos Universitários, entretanto com algumas diferenças. 

Os torneios e jogos de Baterias cresceram tanto, que sem sombra de dúvida merecem um conteúdo inteirinho dedicado para eles. Por isso, hoje nós vamos destacar os principais diferenciais e características desse Jogos que a gente também morre de saudadesss!

Todavia, antes de irmos direto ao ponto, já é crucial deixar claro que faz tempo que os Desafios de Bateria deixaram de ser exclusivos para os ritmistas. E com certeza, isso aconteceu porque a galera começou a perceber que o nível de curtição desses eventos é sempre alto. Portanto, se prepare para encontrar todo tipo de gente: torcidas, amigos, ritmistas, apreciadores ou só mesmo viciados em curtir um bom rolê. 

E agora que você já está preparado para conhecer mais sobre esse universo que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário universitário, bora falar das Baterias? 

A loucura dos Desafios de Baterias: é Jogos, sem jogos?

Muitos campeonatos e jogos tradicionais possuem o desafio de Baterias do torneio. Ou seja, no meio da disputa das tradicionais modalidades, é encaixado um dia para a competição entre as baterias das universidades participantes. E muita gente ama esse momento! É hora de juntar a turma na arquibancada, cantar os hinos da sua faculdade e dar aquela força aos ritmistas, afinal de contas, quando os atletas estão em quadra, são eles que animam as arquibancadas! 

Entretanto, por que não dedicar uma competição inteiramente para as baterias? Assim como os times treinam, eles também ensaiam de forma dedicada, recrutam novas pessoas para fazerem parte e adoram uma festinha! (FAMOSA INTEGRAÇÃO). E dessa forma, surgiram os Desafios de Baterias. 

Formato

Geralmente, os desafios costumam acontecer em um final de semana. O mais prático de tudo, é que eles são pensados de forma que tudo aconteça em um único lugar. Então o alojamento é também palco das Baterias, tenda e balada! (Mas isso não é regra!)

O importante é você compreender que nesses dois dias, cerca de 20 baterias (10 em cada dia), disputam o pódio! AIII PARTYOU, MAS EU NÃO ENTENDO DE BATERIA! Tá tudo bem, cristalzinho! 

Os desafios tem crescido exponencialmente, com isso, eles foram complementados com tendas e baladas, que trazem dj’s e outras atrações! Além disso, outro ponto extremamente à favor, é que as competições costumam acontecer em parques aquáticos. Ou seja, tá liberado curtir a piscininha, amô! E por último, mas não menos importante (talvez até mais), os eventos são extremamente conhecidos pelo ambiente acolhedor e perfeito para INTEGRAÇÃO. (leia-se crushs – e amizades também).

A competição

Como citamos anteriormente, existe o clássico e tradicional pódio. As baterias são avaliadas por profissionais do ramo (geralmente, membros de escolas de Samba do Carnaval Paulista). Com isso, soma-se as notas em vários quesitos, que podem variar de acordo com cada campeonato. Praticamente, bem próximo do que acontece com as Escolas de Samba. 

Além do pódio tradicional, existem também as premiações destinadas aos estandartes, também conhecidos como naipes. Melhor tamborim, melhor ripa, e por aí vai! Esse reconhecimento é extremamente importante, para que todos os ritmistas se mantenham motivados para ensaiar e conseguir destaque. 

A loucura dos Desafios de Baterias: Calma lá, que não é bagunça!

Ninguém consegue organizar um evento como os desafios levando as coisas na brincadeira. Por isso, surgiram também as ligas de baterias universitárias, que acompanham e produzem os Jogos, geralmente terceirizando uma parte do trabalho para empresas. 

Ou seja, além de se preparar para a competição, elas também passam meses gerindo toda essa pré produção. Exatamente como fazem as atléticas. Por isso pode ser interessante uma relação próxima entre essas duas entidades. 

Além de organizar, os torneios das BU’S também envolvem projetos e desafios sociais. Afinal de contas, se tem uma coisa que todos nós sabemos muito bem, é que universitário se esforça para deixar algum impacto pelas cidades que são sedes dos seus eventos. 

Arrecadação de alimentos, livros, doações para outras entidades e muitos outros projetos fazem parte dos desafios. 

A loucura dos Desafios de Baterias: valorize o momento da galera! 

Bateria Ticutuco
Bateria Ticutuco

Ai gente, agora vamos ser bem diretos! Toda faculdade adora contar com a participação da bateria em festas, jogos, na torcida, em apresentações específicas. Portanto, é ÓBVIO que os ritmistas também contam com a presença da faculdade para prestigiar o resultado de meses de ensaios. 

Em outras palavras, todo mundo teve momentos marcantes ao som dos hinos da faculdade, né? E adivinha quem estava lá cantando até perder a voz? Isso mesmo, a bateria! 

Portanto, se você é atleta, sabe o sentimento de se preparar para o seu campeonato. Se você faz parte de uma EJ, sabe a sensação de concluir um grande projeto desafiador. E assim é a sensação que nós vemos nos ritmistas ao subirem em ou palco, ou simplesmente quando eles estão dando aulas de como curtir um role! 

Tem oportunidade de sobra!

Claro que estamos extremamente saudosistas de vir falar de um torneio tão maravilhoso durante uma pandemia, depois de completar um pouco mais de um ano sem jogos. Entretanto, não podemos deixar de citar torneios como a Balatucada, o Interbatuc, e o TABU.

Cada um deles pode agregar diferentes baterias, e consequentemente diferentes universidades. Todavia, todos possuem vibes semelhantes, e assim como viemos discorrendo ao longo desse conteúdo, com certeza você vai poder se divertir com a turma. 

Em suma, nós esperamos ter despertado a vontade de curtir um desafio de Baterias. E no fundo, nós sabemos! Assim que as coisas voltarem ao normal, TODO MUNDO VAI EM TUDO! Já passamos por um longo período de abstinência, né? Por isso, pode passear pelo nosso blog e aproveitar todas as dicas que já temos! Desde carnaval, até jogos! 

A gente não vê a hora de se encontrar LOGO! 

Até semana que vem!

Equipe Partyou