Alunos da USP Ribeirão Preto ajudam ONG em segunda edição de evento
Atléticas Campanhas Sociais Dia a dia Universitário Entidades Eventos Universitários

Alunos da USP Ribeirão Preto ajudam ONG em segunda edição de evento

A Universidade é um ambiente plural e várias ações são desenvolvidas durante essa época. Mas existe algo que nem sempre a gente vê: universitários organizando eventos 100% voltados para ajudar ONGs. Nesse texto você vai saber mais da segunda edição de um evento beneficente organizado por alunos da USP Ribeirão Preto.

Alunas da USP-RP na Associação Mulher Vanda Lucia de Freitas
Alunas da USP-RP na Associação Mulher Vanda Lucia de Freitas

No dia 05 de maio deste ano, os alunos da USP-RP organizaram o evento “Tá de brincadeira”, com o objetivo de arrecadar fundos para a Associação Mulher Vanda Lucia de Freitas, mais conhecida como ONG da Dona Antônia. Ela atende crianças no período de contraturno das escolas e tem como foco aquelas em situação de maior vulnerabilidade social.

Os alunos Laila Reis, estudante do curso de Química, e o Enrico Cappi, estudante de Economia, conheceram a Dona Antônia durante um projeto de empreendedorismo social e vinham ajudando a ONG já há 3 anos. E mesmo após sair do projeto, continuavam realizando atividades e levando outros alunos para ajudar.

A ONG passava por vários problemas e Dona Antônia se mostrava muito preocupada com a possibilidade de fechamento da Organização, devido à questões financeiras. Por esse motivo, mais estudantes se reuniram e a festa “Tá de brincadeira” nasceu.

Na primeira edição, pouco mais de R$14 mil foram arrecadados. Dona Antônia aproveitou para pagar as dívidas, regulamentar a ONG e fazer pequenas obras necessárias no espaço.

Dona Antônia recentemente sofreu um infarto e perdeu uma filha. O local ficou duas semanas fechado, gerando muitos problemas para as crianças que dependem de lá para se alimentar e dos pais que precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos. Como a primeira edição foi um sucesso e devido a novas necessidades da ONG, os estudantes resolveram se mobilizar novamente.


Na segunda edição, que ocorreu no dia 20 de outubro na Chácara Piririca da Serra, o  evento contou com mais de 30 atrações, sendo que a maioria delas não cobraram para ajudar no sucesso da festa, e uma média de 1.300 pessoas estavam presentes no dia. Os valores de arrecadação ainda não foram fechados, mas desta vez a organização do evento afirmou que o montante arrecadado foi menor. Isso porque o evento não tinha mais um local de graça para ocorrer, e alguns investimentos acabaram sendo maiores. 

"Tá de brincadeira" 2019
Evento “Tá de brincadeira” 2019

Além da arrecadação de valores, diversas empresas ajudaram nesse evento. A Partyou, por exemplo, fez uma doação de 1 real para a ONG a cada transação realizada através do QR Code e também de copos personalizados para a festa.

Outras empresas ajudaram nas questões de estrutura. E o evento também recebeu meia tonelada de alimento para a ONG, através de uma festa que ocorreu um dia antes em Ribeirão Preto, chamada Encontro das Tribos. Só essa quantidade de alimento irá ajudar a Organização até final do ano.

Apesar de ter contato com menos doações dessa vez, é importante mencionar a visibilidade que a festa trás para a ONG da Dona Antônia e a possibilidade de outras empresas ajudarem em um momento tão importante. 

"Tá de brincadeira" 2019
Evento “Tá de brincadeira” 2019

Além disso, um  evento desta natureza, que possui universitários organizando e querendo ajudar, faz com que outras ações sejam reverberadas por outros estudantes, que se sentem estimulados a ajudar em outros projetos sociais.

Uma das organizadoras, a Hílary Ísis da Silva – estudante de química da FFCLRP USP, nos contou um pouco de como foi participar da organização do evento:

“Sem dúvidas foi um dos maiores desafios que já enfrentei na minha jornada universitária, muita gente trabalhando pra fazer o evento acontecer e a gente tem que estar o tempo inteiro sabendo de tudo, resolvendo todos os problemas. São meses de trabalho e dor de cabeça, mas todo esse trabalho é mais do que recompensado quando recebo um abraço de uma criança na ONG ou da Dona Antônia. A recompensa é saber que a gente tá fazendo a diferença na vida dessas crianças, e tudo vale muito a pena. Sem dúvidas, a ajuda de todo mundo é essencial para fazer isso acontecer, todos os apoiadores, todas as parcerias e todas as repúblicas de Ribeirão que estão lá no dia para ajudar fazer tudo acontecer.”

Então, caso você tenha interesse em ajudar a ONG da Dona Antônia, basta entrar em contato com a Hílary no e-mail hilaryisilva@gmail.com ou através do telefone (16) 99613-1396. Com certeza será uma grande oportunidade de continuar fazendo crianças felizes!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *