Atléticas

6 ferramentas que todo(a) Diretor(a) de Marketing de Atlética deve conhecer

Participar da gestão de uma atlética é uma das melhores experiências da vida universitária. Mas, quem assume esse cargo também enfrenta alguns desafios, que se não forem bem planejados, se tornam difíceis de controlar.

Várias são as funções atribuídas a um Diretor de Marketing em uma atlética. Seu papel vai muito além de gerenciar redes sociais e cuidar da lojinha. O Diretor é visto como alguém capaz de administrar toda uma cadeia de produção e tarefas que conduzem para o bom funcionamento das equipes.

É preciso que esse profissional crie estratégias e campanhas que tenham objetivos claros e conquistem a atenção da audiência, seja ela os próprios alunos (principalmente os bixos, que estão entrando na universidade agora) ou parceiros e patrocinadores.

Demandas como desenvolvimento da identidade visual da atlética, orçamento dos produtos, cobertura dos jogos, alinhamento com a tesouraria, engajamento do público e coordenação dos times, são algumas das várias tarefas delegadas ao Diretor de Marketing que necessitam de sua total atenção e dedicação.

Se até aqui eu só falei coisas que te deixaram tenso, não se preocupe! Foram selecionadas 6 ferramentas que vão te ajudar na hora de organizar as atividades da atlética e deixar a imagem dela muito mais atraente.

Vamos lá?

1.   MindMeister

Você, como Diretor de Marketing de uma atlética, sabe o quanto é necessário manter um planejamento constante de tudo o que envolve os times, correto?

Para tornar essa tarefa mais fácil, o MindMeister é uma ferramenta de mapas mentais que permite o desenvolvimento e o compartilhamento de ideias visualmente.

Veja algumas das funções do MindMeister que podem ajudar o Diretor de Marketing

Se você precisa criar um cronograma de postagens ou dividir funções para os novos membros da atlética ou ainda organizar prazos e entrega de produtos, um mapa mental com slides dinâmicos e cativantes pode ser imprescindível na hora de incentivar a equipe a colocar a mão na massa e entender seu raciocínio.

Já está cientificamente comprovado que mapas mentais incentivam um fluxo livre de ideias e contribuem para uma integração mais eficiente entre os membros de um time.

A ferramenta conta com recursos em que colaboradores podem comentar nos tópicos criados, votar em ideias, ver as alterações feitas no mapa imediatamente (basta estar online ao mesmo tempo) e ainda discuti-las no chat integrado ao mapa.

2. Canva

Criação de peças publicitárias e edição de imagem é pouco para descrever o Canva.

O serviço, além de oferecer um banco gigante de imagens, figurinhas e templates, também permite criar apresentações em slides, capas para YouTube e Facebook, pôsteres e até currículos.

Como Canva pode ajudar o Diretor de Marketing

Todos podem se tornar mestre em edição de imagens graças aos recursos de alinhamento, desfoque, fundo transparente, molduras e adesivos a disposição do usuário.

O criador de gráficos é outro destaque da plataforma. Os dados da atlética se tornam visualmente atraentes e fáceis de entender com os mais de 20 tipos diferentes de gráficos disponíveis, com templates em barras, linhas ou pizza, cores, fundos e fontes dos mais variados.

Como se não bastasse pensar em tudo, o Canva ainda traz a vantagem de estabelecer a proporção ideal para sua criação ficar perfeita em qualquer site. Se você quer uma peça para story do Instagram, o tamanho gerado será exatamente o exigido pela rede.

3. Trello

A fim de levar praticidade e organização sem comprometer a produção e permitir uma comunicação ágil entre equipes, o Trello auxilia no dia a dia da atlética e contribui para a realização de tarefas.

Visualmente, ele é recheado de quadros virtuais que permite a criação de colunas com o conteúdo que o usuário desejar, seja um lembrete, uma atividade para ser realizada ou ideias para colocar em prática na próxima reunião.

Uso do Trello para Diretor de Marketing da Atlética

Não é incomum termos tantas coisas para fazermos que até esquecemos algumas delas, não é mesmo? O Trello te ajuda com isso com seu recurso de marcar como “feito” as tarefas que já passaram e adicionar prazos ou etiquetas coloridas para as mais urgentes.

A ferramenta é de fácil acesso, pois os quadros podem ser movidos de uma coluna a outra, e designados para outros membros do time.

E se você quer já ver um exemplo pronto de como produzir conteúdo de qualidade utilizando o Trello, dê uma olhada neste fluxo aqui.

4. Asana

A gestão mudou, agora você é o principal responsável pelo marketing da atlética. Tudo parece muito novo e caótico, não é mesmo?

Desenvolvida para gerenciar trabalhos e tarefas, com o Asana é possível acompanhar todas as etapas de um projeto, definir prioridades, estabelecer prazos, compartilhar ideias e eliminar obstáculos.

Como o Asana pode ajudar o Diretor de Marketing

Mais especificamente no caso das atléticas, a plataforma pode ser utilizada para o alinhamento com toda a gestão para a escolha de produtos, contato de prazo e entrega, delegar as tarefas de novos membros e colocar em prática o plano de atividades.

5. PicsArt

O PicsArt é um editor de imagens com cinco modos de uso e integração entre os usuários são alguns pontos fortes desse aplicativo com mais de 600 milhões de downloads mundo afora.

Se você gosta de filtros, basta selecionar o modo “Effects”, mas se fazer montagens é mais sua cara, vá até a opção “Collage”. Sua arte ainda pode ser compartilhada dentro do próprio aplicativo para outros usuários verem e servir de inspiração.

Como o Diretor de Marketing pode usar o PicsArt

Outra ferramenta incrível é o simulador de efeito de câmeras profissionais, que deixam uma pessoa ou objeto em destaque na foto e desfocam o fundo. A rede social do app também promove Concursos temáticos; Artists, com perfis de usuários e o Me, referente ao seu perfil.

O PicsArt possui compatibilidade com serviços como Facebook, Twitter e Instagram, para o usuário compartilhar as imagens diretamente do aplicativo.

6. Pixlr

Dividido em dois aplicativos, o Pixlr tem o Editor, que redimensiona, recorta e aplica efeitos, e o Express, com foco em tratamento e correção de fotos.

O app tem uma grande variedade de bordas, efeitos e sobreposições, além da remoção de olhos vermelhos e branqueamento de dentes, que funcionam perfeitamente tanto na versão para celular quanto para desktop.

Stickers e colagens também fazem parte da ferramenta, que com um toque bem colorido, disponibiliza uma paleta de cores gigante para você dar um retoque nas suas fotos.

Sem contar com a opção de ajustar o tamanho da imagem para a proporção ideal de cada rede social.

>>Quer saber como montar um república? Veja essas dicas de veteranos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *