Como garantir um bom planejamento durante a quarentena?
Captação de Recursos Desburocratizando as Burocracias Entidades Entidades x Distanciamento Social Esporte Universitário Eventos Universitários Gestão Financeira Marketing Organização

Como garantir um bom planejamento durante a quarentena?

Em tempos de crise temos que manter o foco e a compostura. E quando tudo isso acabar, quem aproveitou o tempo de “inatividade” das suas instituições como um momento ideal para a preparação e o planejamento dos seus planos futuros se destacarão entre os demais.

A Partyou reuniu uma série de dicas e insights da nossa equipe para te ajudar com isso!

Quais são seus objetivos para o ano?

Quais são os seus objetivos para o ano?

Tente pensar em seus objetivos para o ano. 

Vender uma certa quantidade de produtos? Conseguir novos membros para a sua atlética? Organizar ou participar de eventos estudantis?

É essencial manter seus objetivos realistas. Eventos e aglomerações não acontecerão pelos próximos meses. E provavelmente o escopo das atividades mais comuns, na maioria das entidades, vai diminuir este ano.

Revise seu calendário

Revise seu calendário

Quais eventos podem ser adiados? Quais podem ser cancelados? Quais definitivamente precisam acontecer? É o momento para estabelecer as prioridades e compreender que nem tudo que você tinha sonhado pra esse ano desde dezembro vai realmente acontecer.

Lembre-se de ser eficiente com o seu tempo: Entre em contato com outras atléticas e sugira calendários possíveis. Se quando o período de distanciamento social acabar muitos eventos estiverem acontecendo muito próximos um do outro, ambos serão prejudicados.

Revise o planejamento financeiro da sua instituição

Revise o planejamento financeiro da sua instituição

Quanto dinheiro você precisará para manter a sua entidade estudantil funcionando no decorrer do ano? Os gastos da entidade devem ser feitos para garantir a máxima eficiência.

Sabendo que o faturamento deste ano será diminuído pela crise do coronavírus, o que pode ser cortado ou remanejado?

Pense fora da caixinha

Pense fora da caixinha

É hora de experimentar e ver o que pega a galera. 

Quando as aulas voltarem, veja o que está acontecendo nas terças-feiras na sua faculdade? Nas quartas ou nas segundas de manhã? Que tipo de atividade nova você poderá trazer para a sua comunidade?

Se não tiver ideia, chame os bixos pra dar uma força. Eles não têm os mesmos vícios que os veteranos acabaram adquirindo com o tempo e podem ser extremamente criativos em relação às atividades extra-curriculares.

Estruture e organize

Estruture e organize

Okay, agora a gente sabe o que a gente quer do ano – Um evento quinzenal às terças, uma festa lá pro meio do ano, colocar produtos novos na loja online, o que quer que seja. O negócio agora é fazer acontecer. Delegar todas as tarefas e decidir quem são as melhores pessoas na sua entidade para conduzi-las.

Aqui é a experiência que conta. Quem já passou pelo aperto de conduzir uma entidade estudantil sabe os desafios que existem nesse tipo de organização. E o momento que estamos agora é só mais um desafio que seu time vai tirar de letra.

Disciplina e trabalho em equipe

Disciplina e trabalho em equipe

Sabendo o que cada um vai fazer, é hora de botar a mão na massa.

Aqui, o seu principal aliado será a comunicação. E para manter uma comunicação efetiva na realização de qualquer projeto é necessário conhecer as ferramentas adequadas para que todo mundo consiga acompanhar o progresso desse projeto em tempo real com seus parceiros.

Existem várias ferramentas online que podem te ajudar com a organização de projetos a distância – já que não tem como ninguém sair pra conversar presencialmente.

Ficam aqui algumas dicas:

Trello: Utilizando o método Kanban para gerenciamento de projetos, as tarefas são representadas por cartões criados dentro de listas que podem ser arranjadas da maneira que mais funcione pra você e sua equipe. Esses cartões podem ser movidos entre as listas, demonstrando visualmente o progresso da tarefa para quem estiver acompanhando. Essa ferramenta é gratuita com limitações que podem ser adicionadas no plano pago.

Asana: Também utiliza o método Kanban, o Asana facilita na hora de criar e compartilhar uma lista de tarefas com a sua equipe, sendo gratuito para até 15 membros. O seu destaque se dá pela possibilidade de criar uma linha temporal de execução das atividades.

Slack: A ferramenta de comunicação utilizada por várias startups, o Slack permite criar times e canais de comunicação específicos para cada projeto e centralizar as informações em um lugar.

Jira: Além de permitir utilização através do método Kanban, ele também permite o método SCRUM, selecionando para cada caso. Apesar de ser pago, ele acaba sendo uma das soluções mais completas do mercado.

Evernote: Mesmo não sendo uma ferramenta para gestão de projetos, ela é utilizada por várias pessoas como tal, dada a sua função de centralizar todas as anotações em um local só de maneira fácil de usar.

G Suite: É o nome coletivo de todas as ferramentas de escritórios oferecidas gratuitamente pelo Google. 

Através do Google Docs e do Google Sheets, você e sua equipe podem editar e comentar arquivos de texto e tabelas com as atualizações aparecendo em tempo real para quem estiver com o arquivo aberto.

Esse pacote também contempla o Google Hangouts, que permite a realização de reuniões entre os membros da equipe remotamente; O Gmail que todo mundo já conhece; O Google Drive que permite o upload de arquivos em uma nuvem de fácil acesso para todos os membros da equipe; E o Google Calendar, que notifica a criação de reuniões e eventos para todos os membros da equipe.

 

Então é hora de pensar em atividades e continuar firme nas ações. 

Então, Partyou?!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *