Captação de parcerias impulsionando o esporte
Captação de Recursos Entidades

Captação de parcerias impulsionando o esporte: Gestão na Prática!

Você é capaz de visualizar uma captação de parcerias eficiente impulsionando projetos dentro da sua entidade? Essa atividade, quando bem feita pode impulsionar qualquer projeto e objetivo final, entretanto, hoje vamos focar nas práticas esportivas! Contudo, não se esqueça: As dicas do artigo são válidas e aplicáveis para diversos cenários!

Se a sua entidade envolve o esporte de alguma maneira, é normal que você tenha custos, adversidades e muitos times para gerir. Por isso, problemas de orçamento e falta de verba para alavancar o rendimento de todos é um grande desafio. Quando suas fontes de arrecadação não são suficientes para cobrir todas as saídas de caixa, chegou a hora de buscar parcerias!

Antes de irmos direto ao ponto, note que chamamos essa troca de benefícios de parceria e não simplesmente patrocínio ou recurso financeiro. Isso porque é realmente uma relação de parceiros, onde ambas as partes devem ganhar alguma coisa, de alguma forma. 

Com isso em mente, chegou a hora de colocar “a mão na massa!” Bora com a gente?

 

Captação de parcerias impulsionando o esporte: Criando uma proposta.

Criando uma proposta

Acima de tudo, antes de pensar em qualquer coisa, é preciso pensar na proposta! Nós temos um artigo inteiro dedicado a essa pauta, e você confere ele clicando aqui. (Spoiler: Ao final você pode baixar um template de proposta prontinho!)

Mesmo assim, vamos enfatizar os principais pontos para você elaborar uma proposta que conquiste parceiros!

Como estruturar uma proposta eficiente? 

Comece conhecendo o outro lado. Você deverá pensar em formato de apresentação, da reunião. Qual a melhor maneira para agradar aquela pessoa, daquela empresa em específico? Vídeos, PowerPoint, Proposta escrita, um misto de cada uma? Não existe uma receita pronta, a resposta só virá com o conhecimento da sua parceria! 

Reflita sobre LAYOUT, CONTEÚDO E A PROPOSTA! Esses três tópicos são o que exemplificamos no artigo citado anteriormente! Mais um motivo pra você conferir ele! 😀

Divisão de Cotas

Nesse momento, vamos te dar a dica para criar cotas dentro da sua parceira. É uma espécie de categorização das coisas que você pode oferecer! Por exemplo, pense nas plataformas que você assina. Um streaming, que apresenta plano básico, intermediário e família. Sua proposta deve contar com essas opções também! Você pode dividir em ouro, prata e bronze, dar nomes divertidos, o que encaixa na sua realidade! 

O que pedir e o que oferecer?

Essa é a parte direta e complexa da coisa! Para conseguir pedir e oferecer bons benefícios, você deve (novamente) conhecer o outro lado da moeda.

Comece estruturando as coisas que você pode oferecer. Faça uma reunião de brainstorm, colete ideias dos mais diversos departamentos! São infinitas as ações que podem gerar impactos com o público universitário. Ativações nas suas festas, produtos exclusivos, logo em produtos e mil outras possibilidades! Procure referências dessas ideias, seja no Pinterest, ou até mesmo em outras entidades, tudo sempre vale a pena!

Na hora de pedir por alguma coisa, tenha claro em mente o que aquilo pode agregar para sua entidade. Caso você decida pedir uma quantia em dinheiro, sempre explique onde esse dinheiro será utilizado, isso ajuda a mostrar que você valoriza o investimento realizado! Por outro lado, lembre-se que o dinheiro não é a única forma de parceria! Você pode conseguir descontos no preço de custo dos produtos e uniformes de um time, por exemplo! 

 

Captação de parcerias impulsionando o esporte: Inovando nas ideias!

Inovando nas ideias

Faixas para fotos

Essa é uma clássica forma de parceria, presente até nos grandes times esportivos! Comece mensurando o alcance dos seus posts em mídias sociais. Faça um relatório com todo o seu alcance, público e as informações que considerar úteis. Após isso, proponha criar uma faixa que contenha os logos dos parceiros do time! Tire uma foto da galera com a faixa pré ou pós partida e use seu alcance como benefício para o seu parceiro! Simples, fácil e benéfico para as duas partes! 

Uniformes

Quem nunca reparou nas marcas patrocinadoras dos times que aparecem na TV? Se você faz isso, já está provando para si mesmo que essa forma de divulgação é válida e atinge as pessoas, mesmo sendo tão tradicional. Claro que um time universitário possui alcance menor, todavia, isso não significa que ninguém queira aparecer no seu uniforme! Para essa proposta, procure empresas que desejam estar no ramo universitário e ter seu nome associado com grandes entidades. Até mesmo lanchonetes que estão por perto do seu Campus, podem ter uma grande fixação de nome e marca aplicando o logo em centenas de jovens universitários! 

Personalização

Demos dois exemplos para mostrar um pouco para você qual é a linha de raciocínio que deve ser seguida. De certa forma, ela segue uma mesma linha de pensamento: Benefícios para ambas as partes! Contudo, existem um milhão de possibilidades e ideias! Você pode fazer um imã de geladeira com números úteis para os universitários, divulgação em redes sociais, os famosos recebidos, em troca de contatos de universitários, alcance, e tudo que a sua entidade puder oferecer!

Esse artigo é apenas a pontinha do IceBerg! Quando falamos de captação de parcerias temos infinitos assuntos que devem ser abordados! Esperamos que esse comecinho já tenha despertado a sua vontade e criatividade de inovar nas propostas para conseguir gerar maiores resultados e de alguma forma impulsionar os projetos da sua entidade!

E nunca esqueça de mostrar os resultados para a sua parceria! Essa troca de informações é fundamental para um bom relacionamento. Se você conseguir o que deseja e sumir, acha mesmo que terá uma próxima oportunidade com essa pessoa? A resposta é bem clara, né?

Acredite na personalização. Uma boa proposta de parceria é aquela que faz sentido, que conecta ideias e objetivos de forma única e exclusiva. Por isso, não adianta sair distribuindo um flyer igual para todo mundo! Dedique um pouco do seu tempo e de conhecimento e faça acontecer da melhor maneira possível. Nós acreditamos no seu potencial, e você?

 

Em suma, fique com a gente! Ainda vamos trazer muitas dicas para a sua entidade! Conte sempre com a Partyou!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *