Atléticas Entidades

Quais as funções de cada cargo da Atlética?

As entidades universitárias contam com um grupo sempre ativo e disposto a resolver problemas e propor novas soluções. Mas o que cada cargo faz? Descubra no texto abaixo e entenda qual se adequa mais ao seu perfil.

A Universidade abre diversas portas. É um mundo totalmente novo para quem acabou de sair da escola ou do cursinho. Dentre as novidades estão as entidades estudantis, como as Atléticas, Empresas Júnior, dentre outras.

As Atléticas, por exemplo, não têm apenas, como alguns pensam, o objetivo de fomentar esporte na fase universitária. Eles também são responsáveis por movimentar a interação social no campus e fazer ações sociais. E para isso, uma boa equipe é necessária. O mesmo para que qualquer outra associação estudantil dê certo.

E dentro dessas equipes, diversos cargos existem, para deixar a gestão mais coesa e otimizada, assim como em qualquer empresa. Inclusive, essa é uma oportunidade importante para começar a entender como uma empresa se comporta e começar a desenvolver algumas competências e habilidades para o mercado de trabalho.

Mas agora, vamos entender mais sobre alguns cargos.

 

Cargos e suas funções

Presidente

A presidente é responsável por coordenar todas as outras diretorias, isto é, ela é responsável por centralizar a liderança da entidade.

É um cargo que exige uma pessoa com espírito de proatividade, foco e empatia. Um bom cargo de liderança precisa contar com uma pessoa que veja a gestão como uma constante contribuição e não apenas como saber delegar funções e fazer cobranças.

A presidente vai estar responsável pelas melhorias dentro da instituição, propondo novas medidas e direcionando os demais da equipe.

Vice-Presidente

Muitas pessoas pensam que o cargo de vice-presidente não tem tanta importância, mas se ele existe com certeza importa, e muito!

O vice é quem apresenta as mesmas responsabilidades da presidente e é o braço direito dela, tanto em questões de gestão como de representatividade. Em momentos em que a presidente não está presente, é o vice que toma a responsabilidade e tem o papel fundamental de gestão de toda a equipe, juntamente com a presidente.

Diretor Financeiro

É preciso ter dinheiro para que tudo funcione. E não basta apenas ter, é preciso gerenciar de forma inteligente.

Apesar de, na maioria das vezes, não haver repasses financeiros para as entidades estudantis,  o dinheiro que entra precisa ser bem gerido. O principal objetivo então é: fazer o orçamento render!

Dentre as atividades do Diretor Financeiro estão: planejamento financeiro, emissão de notas e  monitoramento da saúde financeira da instituição. Por isso, esse cargo precisa de alguém que goste de fazer contas e tenha um perfil mais analítico, além de saber negociar – é claro!

Diretora Geral de Esporte

A Diretora Geral de Esportes tem papel fundamental dentro de uma Atlética. Ela é responsável pelo contato direto com demais diretores para ver a necessidade das equipes para os campeonatos. Além disso, trabalha ativamente em reuniões com outras atléticas para  organização dos campeonatos.

“Foi uma experiência incrível. Acredito que nunca gostei tanto de fazer parte de algo quanto gostei da AAALQ. Eu aprendi a lidar com problemas, pressão, resolver situações com calma, lidar com pessoas diferentes de mim. Fiz muitas amizades, inclusive com pessoas que nunca imaginei que faria. Passei por coisas que fizeram com que eu me entendesse e me conhecesse mais. Percebi que melhorei em vários aspectos e ainda observo algumas outras melhorias como reflexo das minhas experiências. Sou extremamente grata a essa família que me ensinou o que é responsabilidade, comprometimento, amizade e principalmente, o que é amar o que faz.”

Bianca Zandoná, ex-Diretora Geral de Esportes da Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz”.

Diretora de Artigos

Ela faz o fechamento mensal da venda de artigos, entra em contato com organizadores de eventos que a associação participa. Novos artigos são, inclusive, definidos com grande ajuda deste cargo em conjunto com os demais da equipe.

A Diretora de Artigos tem ampla responsabilidade por fazer o marketing dos artigos vendidos, assim como a gestão de estoque. Aqui um perfil comunicativo e criativo conta muito.

“Quando vemos alguém usando algo que nós desenvolvemos com as cores e símbolos da atlética é um sentimento de orgulho e de felicidade!”

Juliana Aparecida Souza Gomes, ex-Diretora de Artigos da Associação Atlética Acadêmica   “Luiz de Queiroz”.

Diretor de Patrocínio

Essa é a pessoa responsável pelos patrocínios dentro da entidade, afinal de contas, geralmente o orçamento é pouco – como falamos anteriormente – e é fundamental contar com patrocinadores.

Essa função requer uma pessoa criativa e comunicativa. Ela vai estar à frente das ideias de patrocínios, principalmente para eventos. É preciso entrar em contato com instituições e empresas que tenham os valores compatíveis com a entidade, assim é possível oferecer eventos mais diversos, com atrações diferentes ou até mesmo promoções para os participantes.

Diretor de Eventos

Esse cargo tem o objetivo de promover eventos para arrecadar lucros e então manter parte da associação. No caso das Atléticas, por exemplo, o objetivo da promoção de eventos é manter a parte esportiva da Atlética, como pagar treinadores, inscrições em competições, comprar materiais necessários.

Algo muito importante é manter a inovação. Afinal, os eventos precisam estar atrativos para o público. Seja com um tema diferente, um novo modelo e criar, assim, mais visibilidade.

“Eu gosto muito dessa área, me encontrei nela. Por mais que goste muito de ir em festas, atualmente eu prefiro muito mais estar nos bastidores trabalhando e vendo a galera feliz e se divertindo. É gratificante promover alegria, por mais que seja cansativo e estressante, esse sentimento de ter feito certo e bem feito e que todo mundo se divertiu é muito mais intenso”.

Lucas Rafael Rodrigues Nunes, Diretor de Eventos da Atlética da Filô na USP Ribeirão preto.

 

Apresentamos aqui apenas alguns cargos, mas você conhece mais algum? Comenta aqui pra gente. E não esquece de mencionar qual cargo que mais combina com você. Queremos saber!

 

Leia também: Passando o bastão da atlética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *