Atléticas Dicas Entidades Esporte Gestão financeira

Como calcular a caixinha ideal do seu time

Quem é atleta universitário sabe que ser parte de um time é uma das maiores experiências que se tem durante esses árduos anos de aulas infindáveis, trabalhos, provas e burocracias. As alegrias e frustrações dividas em quadras, as medalhas ganhas e as taças perdidas em campeonatos, os treinos semanais em horários inusitados para poder abarcar todo mundo que quer jogar. Com muitos abraços e choros, e o dobro de esforço, o time vira uma segunda família principalmente para quem acabou de sair do conforto da casa dos pais e mudou de cidade para estudar.

Mas para que tudo isso aconteça, é preciso controlar muito bem o – literalmente – suado dinheiro que se tem. Normalmente, cada time recebe um repasse da Atlética, que em geral serve para pagar salários dos técnicos(as), arbitragem e inscrições em campeonatos. Mas há uma série de outras despesas que é paga pela caixinha, como compra de materiais, uniformes, camiseta personalizada pra inter, agasalho, treino extra, bola extra, água, aluguel de quadra em dia de greve… Ufa!

Mas quer uma boa notícia? Você não precisa mais ficar fazendo sozinho(a) esse malabarismo todo que é controlar os pagamentos. Confira abaixo como a Partyou pode te ajudar a cobrar a caixinha e a receber os pagamentos, pra saúde financeira do seu time – e sanidade mental do(a) seu/sua DM!

  1. Salário do(a) técnico(a)

Normalmente, o salário do(a) técnico(a) é pago pela Atlética e gira em torno de R$ 300,00 a R$ 400,00, mas isso depende do tamanho da Atlética, tempo de casa e de como foi feito o acordo entre as partes.

Às vezes, a Atlética não consegue dar conta do valor integral de todos os times (pense só no tanto de modalidades que existem em uma faculdade, nos gastos próprios da entidade e no tanto de perrengues que ela tem que lidar, principalmente quando não há um bom diálogo com a administração). Então, fica a cargo do time bancar o restante, e todo mundo sair feliz.

Normalmente é a maior despesa de um time que já possui quadras para treinar, e acaba sendo a primeira despesa na ponta do lápis do DM.

  1. Inscrição em campeonatos

Aqui acontece de forma parecida, pois a Atlética tem uma capacidade limitada para pagar as inscrições em campeonatos. Então, é comum que os atletas que irão participar dos jogos façam uma caixinha para pagar as taxas. E quem quer continuar só treinando, não precisa pagar.

É aqui temos duas opções. Ou o(a) DM confia na sua memória (o que, cá entre nós, é um tanto perigoso), ou fica maluco(a), anotando nome de quem vai ou não participar, de quem pagou ou ainda não pagou.

Isso pode ser facilmente resolvido com a Partyou, criando uma PART para o pagamento da inscrição. Apenas quem irá jogar paga e, como bônus, você ainda tem a confirmação de quem irá participar do campeonato.

  1. Mensalidade

É normalmente formada pelo salário do técnico(a) e materiais e quadras, alguns times adicionam os campeonatos, outros não.

Independente do que é somado no valor tem atleta que prefere pagar a mensalidade assim que recebe o salário, mas alguns que preferem deixar quitado o semestre todo. Poder criar PARTs diferentes ajuda o DM a não não se perder nas contas, nem ter que ficar criando planilhas e planilhas de Excel, e deixa o pagamento flexível, assim cada um pode escolher a melhor forma.  E não é preciso que ninguém fique com medo de ser roubado ao andar com tanto dinheiro por aí.

  1. Materiais e Quadras

As bolas estão murchas, está faltado cone, o saco que guarda tudo rasgou, ou simplesmente você perdeu o horário na quadra que tinha e precisa de um lugar novo. São muitas as demandas que aparecem ao longo do ano e nada melhor do que dividir os gastos entre todos do time.

Muitos times incorporam essa despesa na caixinha mensal ou semestral já que, sem bola não tem treino, faz parte das despesas fechadas do time.

  1. Uniformes

Não dá mais pra ficar com aquele mesmo uniforme velho, que já foi rasgado e remendado? O cansou das mesmas cores ou o modelo já está fora de moda? Começou um novo ano, a bixarada toda resolveu chegar em peso e está precisando de mais roupa? E que tal fazer uma camiseta personalizada para o inter, pra deixar a equipe mais unida e a competição ainda mais divertida e acirrada?

Põe na conta do caixa, cria uma PART para os uniformes. Quem precisar de um novo, pode pagar separado.

  1. Gastos extras

Seja para o treino extra ou comprar a gasolina que vai levar até o jogo lá na p**. Seja para pagar o hotel do(a) técnico(a) ou o aluguel da quadra quando a universidade está em greve. É sempre bom ter uma reserva para os gastos extras que, pode ter certeza, vão aparecer.

Com a Partyou, os pagamentos e recebimentos ficam mais descomplicados e o seu time pode ter uma vida financeira muito mais saudável e transparente, pra felicidade de todo(a)s e principalmente do(a) DM. As PARTs fazem com que o DM possa organizar as finanças do time de acordo com as eventualidades do ano, e ficar livre para se concentrar em treinos e vitórias e não cobranças e planilhas.

E se você é DM, dá só uma olhada nas outras 5 dicas que a Partyou preparou pra você, ou entre para ver um exemplo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *