Entidades Organização

Como montar um calendário de lançamento de produtos: Gestão na Prática

Como montar um calendário de lançamentos de produtos? Você já teve essa reflexão?  Caso faça parte de uma entidade, com certeza você ou outra pessoa responsável pelo departamento comercial (ou marketing, ou lojinha) já se questionaram sobre qual a melhor maneira de desenvolver um calendário de produtos. Mas essa tarefa nem sempre é tão simples, e se você conseguir agregar novas perspectivas, pode obter muito mais êxito! 

Independente do objetivo final da sua entidade ou associação, produtos são sempre uma ótima fonte de recursos, além de alavancar a imagem da sua instituição! Entretanto, um produto mal feito é o erro clássico para complicar as relações entre você e seus “consumidores”.

Por isso, para encerrar o nosso mês de novembro com os conteúdos direcionados para a Gestão na Prática, hoje vamos te dar as melhores dicas de como montar um calendário de lançamentos de produtos, pensar nos detalhes e muito mais! Como em todos os nossos guias práticos, vamos começar pela primeira etapa: Planejamento!

Como montar um calendário de lançamento de produtos: Planejamento

Planejamento

Pesquisa de Opinião

Acima de tudo, esse conteúdo está sendo publicado por um motivo especial: Você pode preparar a sua pesquisa de opinião para o fim deste ano ou comecinho do próximo! Isso significa que sua entidade está no tempo perfeito de executar esse passo para um construir um bom calendário de produtos! 

Essa pesquisa de opinião nada mais é do que um formulário para sua comunidade (alunos, consumidores dos produtos e etc) que apresente as ideias de produtos para serem lançados durante o ano. Deixe também um espaço para sugestões de outros produtos, layouts e o que a pessoa quiser falar! Você também pode aproveitar e perguntar qual é o valor que as pessoas estão dispostas a pagar pelo produto X. Assim, você começa a estabelecer uma média de possíveis vendas, montante de arrecadação e quais produtos selecionar! Esse começo é fundamental nessa jornada! 

Definição de datas. (encomendas, prazo de pedido, prazo de entrega)

Outro passo que pode ser dado ainda neste ano, é programar (ou tentar prever) ao máximo as datas, afinal de contas, isso é básico para o planejamento! Quando falamos de um calendário de lançamento de produtos, não estamos focando apenas em pensar na data em que o produto será divulgado. Na verdade, essa é a última data que será definida. 

Acima de tudo, defina se o produto será feito sob encomendas ou a pronta entrega. (Tem um tópico exclusivo para falar disso!). Caso você opte por encomendas, você deve planejar a data de início dos pedidos, uma possível data de prorrogação das encomendas, o prazo de produção, e o prazo de entrega. 

Nesse momento, preste atenção nas datas do mês! No geral, a galera trabalha ou conta com aquela ajudinha da família pra comprar algo da faculdade. Ou seja, costumam receber o salário na primeira quinzena do mês! Isso é fundamental para ajudar a dar um empurrãozinho nas vendas! 

Cotação dos principais fornecedores

Com os resultados da pesquisa de opinião, você já terá um spoiler dos produtos mais desejados. Dessa forma, você já pode se adiantar ao máximo e cotar os fornecedores para executarem esse produto. Procure por outras entidades que já fizeram o que você deseja fazer, se conversar com fornecedores de outros estados, já simule seu frete! 

Tudo isso te ajuda diretamente no momento de executar o lançamento dos seus produtos. Você evita que as coisas saiam do controle, além dos clássicos problemas com os próprios fornecedores (seja por qualidade ou por prazo). Portanto, se antecipe! 

E já que falamos em execução dos produtos, chegou a hora de finalmente irmos para essa etapa! Por isso, esperamos que você tenha absorvido a importância do planejamento de um bom calendário. Tudo gira em torno dessa organização!

Como montar um calendário de lançamento de produtos: Execução

Execução

Definição da Arte

Se você pesquisou opinião, definiu prazos, e já conheceu os fornecedores, chegou a hora de decidir a arte! Com tempinho sobrando, você pode fazer concursos de layout, ou até mesmo pedir para que a comunidade escolha uma arte para um novo produto! Caso você não tenha essa possibilidade por um prazo apertado, opte por fornecedores que oferecem layouts prontos, facilitando seu trabalho!

Solicitação de “Modelo Piloto”

Se você chegou até essa etapa sem estresse, parabéns! É sinal de que você está seguindo todas as dicas e aproveitando ao máximo o seu tempo! Uma alternativa que pode gerar mais vendas e segurança na compra, é apresentar um modelo piloto de forma física! Todavia, sabemos que essa possibilidade está inviável durante a Pandemia. Nesse caso, não esqueça de fornecer uma tabela de medidas, ou até mesmo fotos de pessoas vestindo seus produtos e explanando na legenda as medidas dessa pessoa. (Isso é o que grandes lojas do varejo fazem em seus e-commerce)

Encomendas X Pronta Entrega

Esse tópico poderia claramente ter entrado na lista de Planejamento, entretanto, queremos que você também entenda um pouco sobre a flexibilidade do seu calendário de lançamentos! Entenda como funciona melhor cada produto e situação. Produtos sob encomenda são melhores para obter caixa e pagar seu fornecedor, já que quem comprar, pagará antecipado. Porém, não se esqueça que haverá a parcela de retirada, e você não deve gastar o dinheiro com outros custos. Já os produtos a pronta entrega, podem funcionar melhor em determinadas épocas do ano, por exemplo, o início das aulas. Ingressantes adoram mostrar produtos novos logo de cara, dessa forma, tendem a pagar imediatamente pelo produto. Contudo, você deve ter cautela na hora de estipular seu estoque. Isso pode virar dinheiro parado! 

Estude essas duas possibilidades e adapte conforme cada necessidade surgir durante o seu ano! Como sempre dissemos, não existe nenhuma receita pronta, você é quem deverá absorver as melhores dicas para conseguir os seus melhores resultados! 

Pesquisa de Satisfação 

Por fim e tão importante quanto o começo, o famoso feedback! Se você planejou, executou, vendeu e entregou os seus produtos, JAMAIS esqueça a etapa de avaliação de quem adquiriu alguma coisa da sua entidade! Seja via formulário online, ou até mesmo escrito, documente as opiniões para continuar evoluindo naquilo que for sugerido! Esse passo é essencial para manter um bom relacionamento com sua universidade e acertar cada vez mais! 

E agora, chegou a sua hora! Liberte a criatividade, alinhada à organização e ao planejamento, que com certeza, você já sabe como montar um calendário de lançamentos de produtos! Conte com a gente na sua jornada, e até o próximo conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *