Como realizar uma pesquisa de mercado efetiva durante o isolamento?
Entidades Entidades x Distanciamento Social Marketing

Como realizar uma pesquisa de mercado efetiva durante o isolamento?

Se tem uma coisa que entidades estudantis sabem bem, é que dinheiro não dá em árvore. As fontes de receitas geralmente são limitadas e o financeiro precisa levar cada centavo em conta ao planejar qualquer ação de marketing, o que uma Pesquisa de Mercado bem feita poderá ajudar muito.

Mas e durante o isolamento, em que não temos acesso aos alunos presencialmente, o que fazer?

Não se preocupe, vamos te ensinar a como fazer isso mesmo à distância.

E se você quer investir com segurança em um produto novo no mercado, então esse conteúdo é perfeito para você!

 

1. O que é Pesquisa de Mercado?

O que é pesquisa de mercado?

Uma Pesquisa de Mercado é uma análise feita no segmento em que você atua, em que colhe-se dados para extrair informações a respeito das intenções de compra de determinado nicho.

No caso das entidades, o público-alvo desse tipo de pesquisa costuma ser os próprios universitários. 

Pareceu complicado? Vamos simplificar:

Suponha que a atlética da sua faculdade deseje lançar um novo moletom, mas quer ter o máximo de certeza possível que o modelo vai agradar a galera, que preço está “justo” e, principalmente, que há demanda para o produto.

Como obter tais informações? Sim, com uma Pesquisa de Mercado!

 

2. Qual é a importância da Pesquisa de Mercado?

Qual é a importância da Pesquisa de Mercado?

Como falamos, investir em um novo produto é uma decisão difícil para qualquer entidade (e também para grandes empresas).

Para se ter uma ideia, todos os dias, centenas de produtos são lançados no mercado com a esperança de serem bem-sucedidos com os consumidores.

Mas nem sempre tais empreendimentos prosperam e caem “no gosto do povo”, tornando-se um fracasso para a empresa.

E um dos motivos frequentes é a falta de conhecimento desse público, por falta de uma pesquisa prévia.

Para oferecer algo que realmente tenha valor para os consumidores é preciso muita segurança – e claro, informações seguras.

Ouvindo o que o seu público tem a dizer, a Pesquisa de Mercado permitirá ter maior conhecimento sobre os reais desejos dele, permitindo que a entidade tome uma decisão mais assertiva.

E esse é um dos pontos essenciais para obter sucesso na venda de produtos, pois permite validar a opinião dos consumidores antes de investir uma grana em ações que podem não ter sucesso.

Assim, baseando-se em dados – nunca em achismos – os resultados serão muito melhores, pode apostar!

 

3. Como fazer

Como fazer

Chegou a hora de botar a mão na massa, realizar uma Pesquisa de Mercado e descobrir um pouco mais do seu público. Nessa etapa, as entidades contam com dois tipos de abordagem.

Numa primeira situação, chamada de “pesquisa primária”, a própria entidade colhe os dados com os alunos e analisa as informações.

Em um segundo cenário, ou “pesquisa secundária”, a entidade tem a opção de contratar terceiros para realizar a pesquisa (que pode envolver altos custos e, por isso, geralmente não é uma boa alternativa para organizações estudantis).

Então, partindo do pressuposto que a entidade mesmo realize a Pesquisa de Mercado, vamos lá.

A pesquisa de Mercado convencional costumava ser feita através de questionários, que antigamente eram respondidos pessoalmente, por abordagem na rua, ou telefone. Agora, com a internet e as redes sociais, ficou bem mais fácil colher dados.

Preparamos uma lista com as etapas principais para você poder realizar uma boa Pesquisa de Mercado:

  1. Defina o objetivo da pesquisa, como “lançamento de produto” ou “ação de marketing”, por exemplo;
  2. Qual será o público-alvo? Alunos que já compraram produtos seus ou potenciais consumidores?
  3. Quantas pessoas serão entrevistas, ou “amostragem”?
  4. Quais perguntas serão feitas? Nessa fase, quanto mais simples e direta for a abordagem, melhor;
  5. Escolha por quais canais a pesquisa será realizada, como e-mail ou redes sociais
  6. Realize da pesquisa nos canais escolhidos;
  7. Análise das respostas obtidas e decida os próximos passos com base nos dados.

No entanto, atualmente as entidades contam com muito mais opções de ferramentas e métodos além dos antigos questionários para obter essas informações.

Você pode utilizar enquetes no Facebook e Instagram, votações por meio de “reações” dos alunos em um post ou ainda por e-mail. 

 

4. Métodos e Ferramentas

Métodos e Ferramentas

  • Enquetes

A enquete é o método mais utilizado em Pesquisas de Mercado atualmente, pois podem ser realizada online. 

Por ser simples e permitir que muitas informações sejam levantadas em pouco tempo, de baixo custo e extremamente fácil de ser feita, ela é muito indicada para entidades estudantis.

Há muitas opções gratuitas para criar uma enquete para o seu público. O Google Forms, por exemplo, é uma plataforma especializada em enquetes e formulários. Mas caso você pretenda ser mais direto ainda, crie uma enquete no Facebook ou nos Stories do Instagram! 

Aqui o que vale é saber em que lugar da internet seu público se concentra, para obter a quantidade de respostas necessárias.

  • Entrevistas

Caso a entidade pretenda ser mais profunda e colher informações direto de quem já comprou algo dela, os seus clientes, é possível utilizar entrevistas. 

Esse método é super válido também, pois esse público já conhece o seu negócio de perto e, por isso, são os melhores indicados para avaliar novas ideias de produtos e demonstrar interesse ou não neles.

Uma vantagem das entrevistas é a possibilidade de reunir informações de forma confiável e com menos chance de manipulação, já que teremos mais informações de quem respondeu.

Elas podem ser acessadas e realizadas através de formulários mais completos, que podem ser incluídos no seu site, enviados por e-mail ou mesmo por um link disponibilizado no WhatsApp.

Há excelentes ferramentas para este fim no mercado, como o Typeform e o SurveyMonkey, que são plataformas super intuitivas e com diversos recursos e formulários prontos voltados para esse tipo de abordagem.

Lembrando também que o Google Forms, que sugerimos para enquetes, continua sendo uma boa opção também entrevistas.

 

5. Preparado para começar?

Preparado para começar?

Tenho certeza que agora você estará mais preparado para lançar suas ideias mesmo durante o isolamento, sem medo de dar errado, né?

Não tenha medo de perguntar o que o mercado pensa sobre a sua entidade e os seus produtos! É testando que você vai acertar e alcançar o sucesso.

Preparado para sua próxima Pesquisa de Mercado?

Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui. Até mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *