Entidades Entidades x Distanciamento Social Gestão de Pessoas

Como recepcionar os calouros em 2021? Passos que vão te ajudar nessa missão!

Como recepcionar os calouros em 2021? Apesar de 2020 ter sido o ano do “à distância”, a quarentena foi decretada em meados de março. Com isso, a maioria das universidades e entidades estudantis já tinham dado as boas vindas aos seus novos estudantes! Agora, o ano virou e a realidade atingiu esse momento tão importante! Por isso, nós separamos esse conteúdo para pensarmos juntos em soluções para manter a recepção. 

Para isso, nesse momento, você precisa saber usar o sentimento nostálgico de que “a minha matrícula e a minha recepção foram tão incríveis”! Use isso ao seu favor, e aproveite para conseguir dar um jeitinho de fazer esse dia ser marcante e positivo também na vida de quem ingressou na Universidade durante uma pandemia mundial. 

Ou seja, o que estamos tentando dizer, é que antes de qualquer coisa, pense nas coisas que mais te marcaram quando você chegou na sua nova casinha. O desafio é tentar passar todos esses sentimentos de forma online! 

1. O dia da lista de aprovados

Lista de aprovados

Esse sentimento todos nós compartilhamos! Antes de qualquer coisa, se você tem o privilégio de representar uma entidade estudantil, uma república, é porque um dia você encontrou seu nome na lista de aprovados! A vontade de gritar e iniciar logo o início de um sonho preenchem o corpo todo, né? Por isso, você quer receber atenção de todos os lugares possíveis, esse é o seu dia!

Encontre seus calouros! 

Muitas entidades e repúblicas já faziam isso antes da pandemia, e agora, se você ainda não tinha essa mania, agora chegou a hora! Assim que a lista for divulgada, ative seu modo Sherlock Holmes e encontre as redes sociais da galera! É nesse contato que você vai começar a apresentar um pouquinho do que você vive! É fundamental também dar as Boas Vindas e parabenizar a conquista dos calouros! 

 

2. Material de Boas Vindas

Material de Boas Vindas

E depois dos primeiros contatos, chega o momento de você realmente apresentar a Universidade e suas infinitas possibilidades. 

São infinitas maneiras de você fazer isso de um jeito bacana, por isso, nós separamos algumas dicas que podem ser interessantes!

Apresentação PDF

Um bom manual sempre será fundamental para recepcionar os calouros em 2021. Seja da universidade, das entidades, ou até mesmo das repúblicas. Apresente as opções de moradias, os valores, os objetivos de cada entidade, use e abuse das imagens e fotos que mais representam o ambiente universitário!

Mídias Sociais

Alô Marketing, precisamos de vocês! Além dos conteúdos e posts básicos de boas vindas, esse momento é ótimo para produzir conteúdo que gere engajamento, para isso, você deve tirar as dúvidas dos novos ingressantes! Caixinhas de perguntas, sequência de stories e tudo que vier na mente!

Aproveite para divulgar as páginas da sua entidade e/ou república, e deixar tudo bem atualizado! Ou seja, além de solucionar as dúvidas, você já aumenta a visibilidade dos respectivos perfis!

 

3. Vídeo tour / Fotos 360º

Vídeo tour / Fotos 360º

Adaptando a realidade ao novo normal, essa dica é pra você realmente colocar os calouros no seu ambiente! Não precisa de um ultra profissionalismo, só disposição! Já imaginou que massa receber um vídeo tour do campus? Ou da futura república? 

Uma outra possibilidade é você criar fotos 360º no Google Street View! Basta um celular com uma câmera, e deixar tudo arrumadinho pra sair bonito na foto!

 

4. Kit Calouro + Banco de Dados

Kit Calouro + Banco de Dados

Claro, além de ajudar todos os novos ingressantes, você também tem o seu peixinho pra vender né? Portanto, não esqueça da boa divulgação do seu Kit Calouro! Ah, mas numa pandemia? Já imaginou a felicidade de receber em casa um produto da sua nova universidade?

Ah, mas como fazer toda essa logística? Se você esqueceu, é pra isso que a Partyou está aqui! Conte com a gente pra vender seu kit e qualquer outro produto que der na telha! Se você quer saber mais como fazer isso, é só preencher o formulário no final desse post. 

Além disso, nesse primeiro momento, uma outra oportunidade extremamente válida, é oferecer uma associação para os seus novos calouros. Já pensou em como estruturar esse programa de associados? Esse projeto pode ajudar diretamente a situação financeira da sua entidade, e ao mesmo tempo melhorar a sua relação com os estudantes, oferecendo diferenciais por parte da sua entidade! Portanto, se você acredita que essa opção se encaixa na sua realidade clique aqui para saber mais! 

5. Desafios e Integrações

Desafios e Integrações

A semana de recepção sempre é cheia de integrações, tinta, festas, e todas as outras coisas que universitários recém aprovados amam .E como recepcionar os calouros em 2021 sem tudo isso? Portanto, também é importante levar esse espírito adiante, mesmo que online! 

Reúna entidades, repúblicas e todo mundo que puder contribuir com essa causa. De acordo com as possibilidades e tradições da sua universidade, proponha desafios para os calouros e calouras! Você pode organizar posts com desafios de fotos, vídeos, apresentações e tudo que acrescentar nas boas vindas da galera! 

 

Como recepcionar os calouros em 2021: De coração aberto!

De coração aberto

Em suma, vamos resumir tudo que viemos citando até agora: Faça a recepção online também ser incrível! Além de causar uma boa impressão, isso é o que mantém o espírito universitário no seu ciclo infinito. Até porque, todos nós estamos ansiosos para um dia retornarmos à vida que sempre vivemos.

Enquanto isso não acontece, vamos continuar fazendo o que amamos, da melhor forma possível! Lembre-se, muita gente continuou sonhando em chegar até aqui mesmo durante uma pandemia. E um dia, essas serão as pessoas que estarão nos cargos mais altos das entidades, repúblicas, centros acadêmicos, times e tudo que compõe a faculdade. Por isso, faça com que elas se apaixonem por esse universo assim como você! 

Esperamos que 2021 traga calouros e calouras prontos para viverem esse universo! Se eles não estiverem, é claro que você terá toda a disposição do mundo em ensinar todos os segredos para minimizar os perrengues, até porque, fizeram isso por você, não é mesmo? 

Aproveitamos também para adiantar os nossos parabéns a todos os futuros aprovados no vestibular! Talvez, vocês ainda não nos conheçam, mas com certeza, num futuro muito breve, vocês já saberão que podem contar com a Partyou durante toda a vida universitária! 

Nos vemos por aí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *