Atléticas Captação de Recursos Entidades Eventos Universitários Marketing

Criando uma proposta de parceria eficiente: o segredo da captação!

Você já se imaginou criando uma proposta de parceria eficiente para a sua entidade? E nós estamos falando de algo DIFERENCIADO e, principalmente, que traga resultados, afinal, esse é o objetivo dela! 

A captação de parcerias e recursos é um grande desafio que toda entidade estudantil enfrenta. Isso porque nem todas as empresas conhecem 100% do ambiente universitário, e todas as infinitas possibilidades de projetos que podem ser desenvolvidos. Por isso, esse desafio é literalmente da entidade! 

E foi pensando nisso, que nós resolvemos trazer um conteúdo focado no desenvolvimento e na criação de uma proposta de parceria eficiente! Se você ainda não tem uma definida, essa é a hora de se atentar em todas as dicas, e caso você já tenha, aproveita para tentar encontrar novos insights! Então bora lá, e não esqueça que no fim do artigo tem um template prontinho pra te dar um norte!

Criando uma proposta de parceria eficiente: Conheça o seu futuro parceiro!

Conheça o seu futuro parceiro!

Primeiramente, você precisa estudar o outro lado da parceria. Em outras palavras, você deve analisar tudo que a empresa faz, dessa forma, você consegue construir de maneira sólida os reais motivos para vocês fecharem uma parceria. Até porque, ambos os lados devem ser igualmente beneficiados! Por isso, você deve conhecer ao máximo os detalhes de quem vai receber a sua proposta!

Propostas eficientes: Layout

Layout

  • Formatos

Primeiro de tudo, é interessante você decidir o formato da sua proposta! Ela pode ser um vídeo, uma apresentação em PPT, ou até mesmo escrita em PDF! O ideal é que você saiba adaptar os formatos de acordo com cada projeto e principalmente: com a empresa que você oferecer a sua proposta!

Nossa dica é que a proposta principal seja algo visual (vídeo ou apresentação). Assim, você pode ganhar alguns pontos com imagens e ilustrações, além de já desenvolver um sentimento maior da empresa com a sua entidade.

  • Layout

Essa dica é valiosa! Quando você estiver criando sua proposta de patrocínio, sugira para a equipe de marketing, um template padrão, que possa ter variações em alguns aspectos para se tornar personalizado. Mas tenha sempre na sua entidade uma base de layout! Seja em vídeo, pdf, ou apresentação! Isso economiza tempo e deixa tudo numa mesma identidade visual! 

  • PERSONALIZE! 

Essa dica poderia vir mais pro final, no entanto, ela é tão importante que nós já queremos colocar na sua mente agora mesmo! Ou seja, NÃO ESQUEÇA DE PERSONALIZAR a sua proposta de acordo com a empresa que estará recebendo ela! Você pode brincar com as cores da sua entidade e da futura parceira, utilizar ambos os logos. Mostre que você pensou em cada detalhe!

Bom, agora que já falamos dos principais pilares que envolvem a estrutura de uma proposta de parceria eficiente, vamos falar sobre o que é fundamental: O conteúdo! 

Criando uma proposta de parceria eficiente: Conteúdo

Conteúdo

Primeiramente, é importante dizer que o foco da sua proposta deve ser o ítem 5 da lista a seguir. Portanto, seja breve e direto em todos os outros anteriores, dessa forma, você consegue ser sucinto e ao mesmo tempo mostrar tudo que é preciso! 

  • Apresentação da Entidade

Como já dissemos, seja breve e conte o fundamental! Invista nos tópicos e nas imagens para resumir a história da sua entidade. Quem são? De onde são? 

  • Projetos

Faça um portfólio dos principais projetos! Campeonatos, eventos, produtos, atividade principal e objetivos da entidade são essenciais! Se você possuir muitas atividades, priorize aquelas que vão aparecer no ítem 5 da lista, e que são relacionadas diretamente com a proposta que será oferecida! 

  • Público

Esse tópico é essencial, porque é com uma boa definição do público que sua entidade atinge que você começa a conquistar a confiança assim como mostrar a viabilidade para a empresa parceira! Estude o público que sua entidade atinge! Mostre números, detalhes, o perfil geral e tudo que considerar importante nesse momento! 

  • Alcance

Não tem como você fugir: números! Seja uma proposta de parceria de uma festa, ou seja inserir o logo em um produto, você precisa estimar quantas pessoas essa ideia pode atingir! Se for apresentar parcerias em mídias sociais, nem precisamos comentar do seu alcance virtual né? Para ir além, logo depois, compare com o alcance da própria parceira, caso você seja capaz de oferecer mais! 

  • Proposta 

E agora é a hora! Então, capriche e seja específico!

O QUE – POR QUE –  COMO

Explique a ideia central, o projeto em si. Apresente os benefícios de ambas as partes e os diferenciais que você pode oferecer para a empresa! Por último, os valores da sua parceria.

Vale ressaltar também, a clássica proposta “ouro – prata e bronze”, em que cada opção oferece um pacote de benefícios, por um valor diferente. Isso pode agregar muito, porém, busque diferenciar nos nomes, personalize os pacotes e não torne a sua negociação um leilão! Não é esse o objetivo! 

  • Finalização

Essa parte é livre, mas algumas ideias podem ser úteis! Você pode fechar sua apresentação mostrando todos os parceiros da sua entidade (caso você já tenha). Se vocês estão começando a captação, mostre profissionalismo para tratar a marca do seu parceiro: Apresente um cronograma, com data limite para execução da parceria, previsão para apresentação dos resultados e por último, o convite oficial para fechar a parceria!

Conseguimos fechar uma parceria! Agora é só alegria! 

Sim, muitas alegrias pela sua conquista. Porém, a sua entidade não pode esquecer de dar o retorno e realizar um acompanhamento! Por isso, faça uma reunião de apresentação dos resultados, ouça o que a empresa tem de feedback, e acompanhe as sugestões! Boas parcerias são sempre fortalecidas, e sempre será melhor manter os mesmos por perto, do que ter começar do zero todo ano! 

 Lembre-se, o grande segredo para uma boa proposta de parceria é ter propriedade em tudo que você está apresentando! Você também pode marcar uma reunião online, e mostrar essa proposta diretamente para a pessoa, dessa forma, ela já pode tirar todas as dúvidas durante sua apresentação!

Em suma, esperamos ter ajudado você nesse desafio de construir uma proposta de parceria eficiente! Tem alguma ideia a mais? Achou que faltou algo? Conta pra gente, afinal, estamos aqui pra te ajudar e evoluir sempre!

 

Conteúdo extra | Template Exclusivo

Como a gente sabe que a correria do dia a dia é grande, nos antecipamos e preparamos um TEMPLATE EXCLUSIVO pra te ajudar na montagem da sua proposta.

Então CLIQUE AQUI, baixe agora e economize tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *