Entidades Marketing

Desafios e Responsabilidades da Diretoria de Marketing: Gestão na Prática!

Você já pensou em todos os Desafios e Responsabilidades da Diretoria de Marketing? Essa perguntinha básica é o start do segundo conteúdo do mês “Gestão na Prática”! Dessa vez, vamos abordar as principais dicas práticas para quem está assumindo um cargo de liderança no Departamento de Marketing! E aí, bora? 

Antes de qualquer coisa, vamos começar pensando um pouco sobre o Marketing em si! É muito comum que os universitários associem seu Departamento de Marketing apenas com criação e “publicidade” (posts, divulgações e etc). Entretanto, esse departamento está longe de ter apenas essas funções. 

Para começar vamos pensar em segmentar possíveis atribuições de um departamento de Marketing dentro de uma entidade estudantil!

Segmentação das atividades: Desafios e Responsabilidades da Diretoria de Marketing!

Segmentação das atividades

Mídias Sociais

Talvez a primeira função pensada ao questionar as responsabilidades do Marketing! Portanto, ela precisa ser muito bem feita! Mídias Sociais não são apenas posts e informações jogadas. Quem estiver à frente da área deve saber principalmente acompanhar e gerir o cronograma de postagens e conteúdos, o engajamento e também a antecedência com que as postagens são programadas! Além disso, lembre-se cada rede social tem um formato distinto, que deve ser aproveitado da melhor maneira possível! 

Criação 

Diretamente vinculada à gestão de mídias sociais, está a famosa criação! Famosa porque é sempre um grande desafio! Sua entidade pode dar a sorte de possuir uma pessoa que já conheça de ferramentas de edição e facilitar tudo, mas caso isso não aconteça, será preciso treinar e desenvolver sua equipe para dar conta dessa responsabilidade. A criação precisa antes de qualquer coisa de PLANEJAMENTO. Conheça a velocidade de produção da galera e trabalhe com isso. Tudo que é feito na pressa tem risco de sair com alguns defeitos! Além disso, mais pra frente teremos outras dicas de ouro para você passar a menor quantidade de perrengues possíveis!

Comercial

Essa função é um bom debate nas entidades! Aquelas que são maiores e estão rodando há maior tempo, possuem um departamento comercial separado do Marketing, porém, se você ainda não tem essa estrutura interna, não existe nenhum problema nisso! Você pode encaixar as funções de “Lojinha e Produtos” dentro da sua área de Marketing. Isso pode trazer bons resultados porque você estará comunicando diretamente Comercial, Criação e Divulgação. Com isso, pode vir um fluxo melhor de trabalho que facilita a forma com que as coisas acontecem! 

Captação

Assim como a área comercial, é comum que entidades possuam departamentos exclusivos para a captação de recursos, entretanto, se você ainda não tiver eles separados, pode começar plantando essa semente no Marketing! Essa integração é legal porque é no Marketing que costumamos ver perfis mais criativos e comunicativos, duas características que são excelentes na hora de pensar e captar parceiros para a entidade! 

Em suma, você pode ter notado grandes desafios para uma liderança de Marketing. Você ainda pode “segmentar” cargos de gerência para organizar sua equipe, como por exemplo, Gerentes de criação, produtos, mídias e captação! Portanto, além de organizar a casinha, você deverá supervisionar essas pessoas para manter todo o trabalho e as funções sempre rodando! Ufa! 

Após refletir um pouco mais sobre os desafios, vamos agora das responsabilidades ao gerir uma equipe de Marketing!

Profissionalização do Departamento: Responsabilidades da Diretoria de Marketing!

Profissionalização do Departamento

Quando você começa a administrar uma área de marketing, na prática, surgem desafios diários! Apesar disso, as responsabilidades que aqui trouxemos, são na verdade dicas para te ajudar a facilitar os processos e atividades!

Treinamentos

É normal você ter pessoas que não saibam nada de mídias, edição de imagem ou qualquer outro assunto relacionado ao Marketing. Por isso, você deverá investir em treinamentos para tornar essas pessoas ainda melhores. Ah, mas a gente não tem dinheiro! E quem disse que precisa pagar? Procure por ex-alunos que atuam na área, alunos de cursos de Marketing e Publicidade e troquem experiência! Conhecimento nunca é demais, e esse crescimento é um forte estimulante para manter a equipe sempre evoluindo! 

Ferramentas 

Uma boa liderança consegue instruir e acompanhar sua equipe de forma objetiva para todas as pessoas envolvidas. Seja um programa de edição como o Canva, ou um programa de gestão de tarefas como o Trello, você deverá pesquisar por ferramentas que te ajudem a integrar todas essas tarefas. Sem elas, ninguém dá conta de manter a organização! Ou seja, reflita sobre a forma com que os processos fluem na sua entidade! É como uma agência publicitária! O comercial deve programar seu prazo de produção e entrega, enviar para a criação produzir uma arte, e as mídias sociais divulgarem da melhor maneira possível!

Conteúdos

Você como líder deve adquirir conhecimento e ler muito! Por isso, aproveite nossos conteúdos! Assim como esse artigo que você está lendo, a Partyou produz conteúdo diariamente para você continuar aprendendo mais! Compartilhe com a sua equipe! Nosso instagram é cheio de dicas, e claro, nosso blog está recheado de ebooks, planilhas e artigos feitos diretamente para vocês! 

Resultados

Nós já falamos sobre funções, responsabilidades e desafios. E agora vamos falar sobre o objetivo de tudo isso: Resultados! Geralmente, a equipe de Marketing é sempre questionada sobre o trabalho desempenhado. Isso acontece na maioria das vezes, porque a liderança ainda não deixou claro tudo que o departamento produz e traz de resultados para a entidade. 

Por isso, se organize para mensurar resultados de todas as funções desempenhadas. Crescimento nas mídias digitais (seguidores, engajamento), valor arrecadado com produtos e captação, quantidade de materiais desenvolvidos mensalmente e todas as métricas que você conseguir colocar. Mas não esqueça, no fim de tudo, vocês devem buscar por RESULTADO!

Desafios e Responsabilidades da Diretoria de Marketing: Você consegue!

Você consegue

Em suma, é claro que surgirão problemas. Quantidade de membros menor do que a de cargos e funções, algumas falhas e surpresas no caminho. Contudo, são essas situações que evoluem sua liderança! Seguindo nossas dicas de planejamento, você com certeza estará mais preparado para lidar com as adversidades!

Gostou desse conteúdo? Conta pra gente como funciona seu departamento de Marketing e como nós podemos te ajudar, afinal de contas, estamos aqui para isso! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *