Entidades x Distanciamento Social Eventos Universitários

Dificuldades e adaptações aos eventos online

Dificuldades e adaptações aos eventos online, quem não tem? O nosso tema dessa semana é pautado diretamente na experiência das entidades durante a pandemia (ué, na verdade, todos são! hehehe). Todavia, na semana passada nós falamos um pouquinho sobre a adaptação dos jogos universitários durante a pandemia. Agora, vamos mergulhar com maior profundidade nos eventos online como um todo!

Caso você seja expert na organização de eventos online, lives e etc, fique com a gente e agregue as suas sugestões no fim desse texto! Mas se você está começando a gerir esse desafio, nós trouxemos algumas reflexões que podem ajudar e facilitar essa trajetória! 

E além disso, por mais que ninguém aguente mais o online, Partyou! (Sim, nós sabemos). É fato que muitos aprendizados e benefícios poderão ser levados como experiências para um futuro de normalidade. Isso não significa que todos os seus eventos serão online! Entretanto, você pode gerar o dobro de alcance, caso tenha aprendido e superado as atuais dificuldades e adaptações aos eventos online! 

Dificuldades e adaptações aos eventos online: Não aguento mais!

Dificuldades e adaptações aos eventos online: Não aguento mais!

Online? Que? Como? 

Nós fomos pegos desprevenidos. E pior, enfrentar essas dificuldades não foi uma opção! Infelizmente, a proporção da pandemia simplesmente nos empurrou para dentro das nossas casas, e é isso! VOCÊ QUE LUTE. A dificuldade para assimilar os novos formatos, a rotina, é um baque e tanto. 

Em estudantes, esse impacto é ainda maior. Além dos eventos, vocês possuem também as aulas! Como aprender a lidar com o ensino a distância? 

Tudo é online! 

Assim como citamos anteriormente, não foram só as aulas e os eventos que se adaptaram ao online. TUDO É ONLINE, PARTYOUUUU! Nós sabemos, amados e amadas! Porque nós também estamos cansados disso! 

Aulas, trabalho, cursos, eventos, confraternizações, e até o lazer! Ou seja, a maior dificuldade desse momento, é conseguir sair da frente da tela, seja do computador ou do celular. Como conseguir conciliar o que é fundamental e precisa ser executado, ou exige a sua participação, dentro deste online e como manter a saúde mental? (Físico também, porque não há vista que aguente!) 

Das dificuldades para as Adaptações! 

Saindo da Rotina

A primeira grande adaptação é geral. Isso porque, nos primeiros meses, nós tivemos uma tendência forte de abraçar todos os projetos, cursos online, eventos, aulas e dessa forma, passando horas e horas a mais do que a tradicional jornada em frente ao computador. 

Portanto, aos poucos, todos nós fomos aprendendo a inserir intervalos, exercícios (treina em casa, monstro!), meditações, lanchinhos e tudo que for necessário para que você respire, e desligue um pouco do ambiente virtual! 

Entretanto, mesmo com todas essas adaptações, a necessidade do online persiste! (Mesmo que você tenha criado esperanças de “agora vai”, esse momento ainda não chegou. Por isso, é interessante continuar refletindo nas melhorias e adaptações que podem ser feitas, para facilitar o fluxo.

Quando falamos sobre essa adaptação de rotinas, de organização, estamos tratando de uma perspectiva que é pessoal. Você está visando a sua vida, como um participante de eventos online. Entretanto, você também faz parte de uma entidade estudantil, que cria e executa eventos. Por isso, você também deve criar a sua perspectiva de melhorias, na visão de um organizador!

Adaptações dos eventos online

Transmissão

Você consegue lembrar como utilizava as ferramentas de transmissão ao vivo? Com certeza, você não usava todos os recursos permitidos. Hoje, temos a preocupação com qualidade de imagem, som, cenários (virtuais ou não), chroma key e tantos outros detalhes que fazem a diferença para quem participa de um evento online. 

Além desses fatores, saber escolher as plataformas, softwares de gravação (como o OBS Studio) e tantos outros conhecimentos que foram adquiridos durante essa transição, se tornaram extremamente úteis para o cotidiano e até para o mercado de trabalho! (Alô, manda jobs!)

Arrecadação

Se um evento presencial tinha x de alcance e permitia uma arrecadação de y, essa visão continuou existindo no online! Chegou a hora de saber como prospectar parcerias que são interessantes para o seu evento online, como mensurar a arrecadação de convites, caso os participantes paguem para participar. E dessa forma, continuar gerando caixa para a sua entidade!

Comunicação

Por último, mas não menos importante: A comunicação! Tudo deve seguir um fluxo de ideias que faça sentido. Desde a divulgação prévia, até a apresentação e condução do evento. Por isso, vocês não podem deixar de levar a sério tópicos como a pontualidade e a importância de seguir um cronograma! Extrapolar horários no online não é de bom tom! E ninguém quer ultrapassar mais os limites de tempo na frente do computador!

Consumir eventos online com outros olhos!

Em suma, esperamos que você tenha despertado o seu outro olhar para as adaptações dos eventos online e as suas infinitas melhorias. O que queremos dizer, é que esse aprendizado é contínuo para todos nós! Nós consumimos e também produzimos! 

Participe de grandes lives, cursos e eventos. Observe com um olhar crítico os melhores pontos e o que pode ser melhorado. Experimente trazer novidades para os seus eventos. Sejam ele reuniões de áreas, ou sejam eventos abertos ao público. 

Compreenda que a situação está atingindo todas as empresas. Dessa forma, novos modelos de eventos, com facilidades e evoluções estão acontecendo o tempo todo!  

Dificuldades e adaptações aos eventos online: O processo é contínuo!

Dificuldades e adaptações aos eventos online: O processo é contínuo!

Independente, se você produziu e-games, lives, treinamentos ou reuniões, com certeza, esses projetos levarão você a evoluir nos próximos. E como citamos ao longo desse conteúdo, muito desse aprendizado será levado para o futuro. 

Esperamos que vocês tenham compreendido a importância de avaliar esse momento, por mais que ele já esteja insuportável para a grande maioria. E por isso, a nossa equipe reforça: se cuide! Use máscara e evite aglomerações! Nós estamos ansiosos para o reencontro! 

Um forte abraço,

Equipe Partyou!

0 0 votes
Post Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments