Entidades estudantis durante o isolamento social
Dia a dia Universitário Entidades Gestão de Pessoas

Entidades estudantis durante o isolamento social: Superando essa fase JUNTOS!

2020 não tem sido o ano que a gente imaginou que seria, não é mesmo? E com todos os desafios que surgem no meio de uma pandemia global e com tantas incertezas, sabemos que a partir de diálogos e reflexões podemos trabalhar nossas ideias e seguir em frente.

E no blog de hoje, é justamente essa conversa que nós queremos trazer. Pensarmos juntos nas formas que temos para se adaptar ao que todos têm chamado de “novo normal” e levantar algumas sugestões para repensarmos a forma como o dia a dia da entidade estudantil acontece.

Primeiramente, vamos repensar no fluxo das famosas reuniões e vídeo chamadas.

Reuniões e Chamadas de vídeo nas Entidades estudantis durante o isolamento social

Reuniões e chamadas de vídeo

1. Frequência

Quando a quarentena começou as chamadas de vídeo pareciam uma delícia né? Mas a realidade é certa: Elas também nos cansam mentalmente! Por isso, defina de forma decisiva a frequência que as reuniões acontecerão! Não ultrapasse a quantidade que era feita presencialmente, e não extrapole! 

2. Dinamismo

Se o seu fluxo de encontros for grande, outro ponto essencial que deve ser observado, é o dinamismo dessas reuniões! Defina um tempo máximo de duração. E além disso, varie nos formatos de reuniões, por exemplo, use e abuse dos recursos como compartilhamento de tela, apresentações e vídeos! Tem que sair do comum, assim, ninguém se cansa!

3. Interação

Lembre-se de observar a participação e interação de todos os participantes da reunião. Se ela durar 1 hora, e só uma pessoa falar o tempo todo, a chance de ficar cansativo é extremamente alta!

4. Organização

Nesse ponto, é preciso se adaptar! Mesmo sendo online, não esqueça de enviar as pautas com antecedência, escrever as atas, documentar tudo que está sendo feito! Isso vai ser crucial para as próximas gestões!

Momentos de descompressão e descontração nas entidades estudantis durante o isolamento social!

descompressão e descontração

Porém, tem uma outra coisa que nós sabemos que vocês universitários amam: os famosos integras. Saudades, né minha filha? Nós nem conseguimos imaginar como vocês estão todo esse tempo sem juntar a galera numa república ou na mesa de um barzinho. E esse momento também é fundamental para manter uma boa relação entre toda a equipe. É o que nós chamamos de descompressão! Por isso, resolvemos dar algumas ideias que podem ajudar as entidades estudantis durante o isolamento social

1. Integras Online

Essa é a clássica, mas não pode deixar de ser citada! Reúna a galera numa sala virtual para jogar conversa fora, com cada um em sua própria casa! Vocês podem deixar mais interativo compartilhando a mesma playlist, dando um tema de vestuário (chamada de vídeo da bata, fantasias), ou simplesmente se reunir! Mas como dissemos, esse contato com as outras pessoas é essencial para a nossa saúde mental e precisa acontecer de alguma maneira!

2. Jogos Online

Se você não é da geração que juntava os amigos pra jogar Gartic e Stopots, my friend, 2020 trouxe uma ótima oportunidade para reviver esses clássicos! Ah, e já veio gente trazendo até mesmo Ludo online! Então aproveitem pra dar uma folga pra mente e manter a competitividade em dia!

3. Watch Party Netflix

Apesar de não ser um recurso tão famoso, a Watch Party da Netflix é uma ótima dica para manter a tradição de quem se juntava para ver um filminho ou maratonar uma série. A ideia é que todos consigam assistir a mesma tela juntos, e ainda tem um chat que permite comentar cada cena! 

Vocês podem aproveitar para assistir filmes e séries, ou até mesmo alguns documentários para construírem um debate.

Caso você ainda não conheça essa ferramenta, é só clicar aqui para acessar o tutorial! 

4. Desafios esportivos

Surto de quarentena: o treino em casa! Entretanto, apesar da brincadeira, nós precisamos enfatizar os benefícios da prática para manter a saúde mental em dia! Por outro lado, também sabemos que não é lá muito motivador fazer uma rotina de treinos do zero, sem nenhuma companhia, em casa. 

E é por isso que adoramos a ideia de um desafio esportivo da entidade! Dá pra treinar por vídeo chamada, ou até mesmo desafiar a turma postando stories no instagram! O importante é um motivar o outro!

No geral, são infinitas as ideias de manter a galera mais próxima, com práticas que ajudam a esquecer um pouco dessa fase tão complexa. O ideal é que sua entidade busque as melhores opções para agregar todos os tipos de perfis! Lembre-se que o importante é fazer com que todos sintam-se acolhidos e encontrem nessas atividades uma descontração, um momento de felicidade! 

Conscientização e Acompanhamento nas Entidades estudantis durante o isolamento social

Conscientização e Acompanhamento

 Muito mais do que apenas manter a galera motivada na entidade, levando uma rotina mais leve, a ideia principal das nossas reflexões é auxiliar diretamente na saúde mental das entidades estudantis durante o período de distanciamento social. Por isso, é importante que além de pensar em atividades como citamos, vocês também dialoguem e compreendam a situação que cada um vem enfrentando!

1. Motivação nas Entidades Estudantis na Pandemia

Uma área de Gestão de Pessoas nunca foi tão essencial como agora! (Na verdade ela sempre foi, e agora no meio de uma pandemia, ganhou ainda mais importância). Esse momento exige muito acompanhamento, feedbacks e conversas entre diretorias – membros – presidências.

A Partyou consegue imaginar um pouco da frustração que todos vocês enfrentam, ao ter que adiar projetos, ter um ano de gestão paralisado. Porém, já estamos num momento que a fase do choque passou, e juntos, vocês precisam estar motivados para trabalhar nesse cenário, criando projetos, mantendo as tradições e os sonhos dentro da entidad

2. A importância das atividades nas entidades estudantis durante o isolamento social

Com uma lista de atividades coletivas, vocês poderão analisar quem está distante, quem precisa de uma atenção, e até mesmo quem está no gás querendo dar tudo de si! Nesses momentos de descompressão, também é possível notar as motivações da galera e a vontade de estar naquele momento!

Ou seja, além de fazer um bem danado pra cada pessoa, esse tipo de tarefa agrega ainda mais para o coletivo da sua entidade! Então não tem porque não pensar em algo assim, né?

3. Parceria!

Não podemos não citar essa palavra mágica numa entidade: Parceria! Se você anda um pouco perdido, desmotivado, vamos fazer uma rápida retrospectiva no tempo. Quando você decidiu que faria parte da gestão de 2020, se comprometeu a enfrentar todos os desafios que viriam pela frente ao lado de toda a galera que também aceitou essa missão! Ninguém imaginaria que entre esses desafios viria uma pandemia global. Porém, ela veio! E a única forma de enfrentar tudo isso é através de muita parceria e união! 

Nós sabemos que temos muito que evoluir e conversar durante essa fase. Aqui na Partyou estamos sempre pensando em soluções e formas de nos adaptarmos às mudanças e novidades que aparecem por aí, principalmente porque queremos caminhar lado a lado com a sua entidade! A verdade é que a nossa equipe não vê a hora de reencontrar todos nossos parceiros, mas enquanto isso não acontece, seguimos sempre presentes e abertos para ajudar todos vocês!

Se cuide, e fique bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *