Fechando 2020 com Chave de Ouro, como organizar o fim de ano na sua entidade?
Entidades Organização

Fechando 2020 com Chave de Ouro, como organizar o fim de ano na sua entidade?

Como organizar o fim de ano na sua entidade? E nós (ainda) não estamos falando do amigo secreto online, ou da confraternização via zoom! Estamos falando de todo o fechamento anual, do ciclo, das atividades. Sabemos que 2020 não é um ano fácil de se fechar, por isso, com a chegada de dezembro, preparamos uma série de conteúdos focados no encerramento desse momento tão delicado! 

Antes de qualquer coisa, vamos começar falando sobre a melhor forma de se organizar para deixar tudo em dia! Lembre-se que essa etapa é fundamental para manter bons trabalhos na entidade, assim como alcançar sempre resultados maiores do que no ano anterior! 

Fora de uma pandemia mundial, esse conteúdo falaria de infinitos detalhes e ações que devem ser executados no fim do ciclo, entretanto, vamos adaptar nossas dicas para a realidade que temos agora! Afinal de contas, mesmo com a passagem de ano, a situação ainda continuará difícil! 

E apesar de todos os pesares, a vida continua! Portanto, chegou o momento delicado de refletir como a sua entidade se organizou durante os desafios de 2020, e como pode fazer ainda melhor no ano que vem!

Para tudo fazer sentido, comece ciente de que o ano pode virar, mas as coisas ainda não voltam 100% ao normal à meia noite do dia 31! Ou seja, é hora de continuar se adaptando e colocar em prática os novos planos e ações diante do atual cenário!

 

Como organizar o fim de ano na sua entidade: Principais fechamentos

Principais fechamentos

Como organizar o fim de ano na sua entidade: Fechamento Financeiro Anual

Colocar as finanças em dia é nosso primeiro passo para organizar o fim de ano na sua entidade. Afinal de contas, com a maior parte das atividades presenciais paralisadas, como ficou o saldo da entidade durante o ano? 

Fluxos de caixa, venda de produtos, todas as entradas e saídas! Chegou a hora de compilar tudo! Se você perceber que as informações financeiras estão muito perdidas, é interessante se preparar para melhorar essa organização no ano seguinte! Além das nossas dicas, sua entidade também pode contar com um auxílio de ferramentas que profissionalizam seu acompanhamento financeiro! Sabe quem pode solucionar seus problemas? A Partyou! 

Na hora de encerrar o ciclo, é essencial compilar todos os dados financeiros e burocráticos da sua entidade. Se você busca abrir o seu CNJP, esse passo é prioridade! E como você já deve saber, nós podemos te ajudar! Quer saber mais sobre isso? Clique aqui

Organização de Todos os Relatórios

Atenção! Você não pode fazer os relatórios de cada mês nos 45 do segundo tempo! O ideal é que já se tenha esses relatórios mensais, de cada departamento, para poder chegar nesse momento e compilar todos eles da melhor maneira possível. Documente tudo, disponibilize em uma nuvem ou drive, para que assim todos possam ter acesso!

Se durante as dificuldades da pandemia sua entidade não conseguiu desenvolver os relatórios, nós te damos a dica de começar a pensar nisso para 2021! Você sabia que a Partyou pode te ajudar diretamente nisso? Juntos, nós podemos gerar seus relatórios de maneira objetiva e rápida. Dessa forma, você pode chegar no fim do ano em paz, porque já terá aquilo que precisa! Legal, né? É pra isso que estamos aqui! 

Acompanhamento do Plano de Gestão: O que foi apresentado e o que foi executado.

Essa reflexão é muito importante no momento de organizar o fim de ano na sua entidade! Já falamos um pouco sobre o plano de gestão aqui no nosso blog, e agora é a hora de ver o que realmente cada um conseguiu fazer.

Você pode fazer em forma de apresentações, reuniões, ou até mesmo um pdf escrito. O importante aqui é você contar com o seu departamento de Gestão de Pessoas e analisarem todos os planos de gestão de cada pessoa, e conseguirem posicionar tudo aquilo que foi feito, o que está em desenvolvimento, e o que ficou para trás! E claro, é impossível realizar tudo que se idealiza! Principalmente quando falamos de 2020! 

Mesmo assim, essa dinâmica do plano de gestão é de extrema importância! Com ela, a futura gestão começa a entender a importância desse plano, de seguir suas próprias metas, e focar no desenvolvimento das atividades. Agora você entendeu porque sempre indicamos ter tudo muito bem documentado e guardado? 

Como organizar o fim de ano na sua entidade: Feedback Anual

Quem não gosta de fechar um ciclo com aquela sensação de missão cumprida? Por isso surge o famoso feedback! Procure capacitar sua área de Gestão de Pessoas para entender sobre esse assunto com um pouco mais de propriedade. Existem diversos tipos de feedbacks, para situações, momentos e entidades diferentes! Dessa forma, o departamento pode estruturar um modelo que seja ideal para vocês! 

E por mais que ele seja mais simples, o essencial é ter um feedback para todas as pessoas que participaram das atividades da entidade. Além de mostrar os pontos positivos e negativos, essa é uma ótima forma de reconhecimento! Contudo, para ele ser eficiente, é preciso ser bem feito! Não adianta tentar resumir um ano inteiro de trabalho em algumas poucas palavras! 

Como organizar o fim de ano na sua entidade: Reunião Geral de Fechamento

Essa é uma dica mais simples, mas é importante apresentar as motivações de uma reunião exclusiva de fechamento. Da mesma forma que as entidades costumam fazer uma reunião de planejamento, a reunião de fechamento é fundamental!

Importante: Não faça a reunião de fechamento na última reunião do ano da entidade. Quando todos se reúnem pela última vez, é normal que alguns queiram deixar suas últimas mensagens, aprendizados e isso leva tempo! A reunião de fechamento é exclusiva para debater todos os resultados obtidos, os desafios enfrentados, e o que deve ser melhor estruturado para o ano que vem! 

Como organizar o fim de ano na sua entidade?

Como organizar o fim de ano na sua entidade?

Em suma, não somos nós que diremos tudo que deve ser feito, porque ninguém conhece a sua entidade melhor do que você mesmo! Nossa dica de ouro para encerrar 2020 é ter empatia! O ano mais atípico de nossas vidas foi forte, doloroso e cada um absorveu essa experiência de uma maneira! 

Acima de qualquer coisa, lembre-se de que todos são pessoas! Tivemos e temos dificuldades, mas estamos fazendo o possível pra não deixar a peteca cair. Alinhe organização, planejamento e empatia! Feche esse ciclo com muito orgulho por sua entidade ter se adaptado e respirado da maneira que foi possível! Afinal de contas, 2021 tá chegando por aí, e novas páginas em branco poderão ser preenchidas! Esperamos que todos estejam bem! E nos vemos no próximo conteúdo! (spoiler: vai ser cheio de emoção!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *