As melhores ferramentas para o lançamento de produtos na sua entidade
Entidades Marketing

As melhores ferramentas para o lançamento de produtos na sua entidade

Você já sabe que uma das principais formas de aumentar o faturamento de uma entidade estudantil é vender produtos personalizados, né?

E para isso é essencial inovar e, assim, atrair um público interessado.

Pode parecer distante, mas lançar um produto de forma impactante não é exclusividade de grandes empresas. Mesmo em organizações menores, como uma atlética universitária, é possível atingir muitas pessoas gastando pouco.

Muito de um lançamento de sucesso está relacionado à maneira com que o time envolvido se organiza.

E uma ótima forma de facilitar esse processo é usando as ferramentas adequadas, que servirão de “atalhos” e impedirão que muitas falhas ocorram.

Se você faz parte de uma entidade estudantil e quer saber quais são as melhores ferramentas para cada etapa do lançamento de um produto, leia este conteúdo até o final e anote tudo o que vamos te ensinar!

Pesquisa de Mercado

Pesquisa de mercado

Já falamos anteriormente sobre como entender o que seu público quer e oferecer no momento certo é a chave para o sucesso em um lançamento de produto e como uma Pesquisa de Mercado bem feita poderá ajudar muito nisso.

Moletom? Camisetas? Meias? Mochilas? O que os alunos estão querendo por aí?

São muitas as opções, mas não se preocupe, pois você conta com muita ajuda nessa fase.

Há várias ferramentas digitais gratuitas que disponíveis para você ouvir o que o seu público tem a dizer e ser mais assertivo na escolha de quais produtos lançar, como as seguintes:

  • Google Forms
  • Doodle
  • Survey Monkey
  • Enquetes no Facebook
  • Enquetes no Instagram

Aposto que uma dessas você já conhece e vai tirar de letra na execução!

Após realizada a pesquisa, anote bem os resultados e reúna a equipe para começar a decidir como o produto escolhido será, quais cores ele terá e definir o design perfeito para estampar a marca da sua entidade.

Desenvolvendo o Design do produto

Desenvolvendo o Design do produto

Pesquisou bastante? Montou a estratégia que será usada? Então chegou a hora de desenvolver o design do produto.

Com o time a postos, comecem a criar as primeiras ideias de como será a cara do produto e das artes de divulgação antes de colocá-lo à venda e passar as imagens para o seu fornecedor.

Muita atenção aos detalhes e a tudo que estará presente na peça, pois um erro aqui pode colocar tudo por água abaixo.

Quer facilitar? Separamos algumas ferramentas que ajudarão muito nessa parte criativa, em especial os editores de imagem:

  • Canva (uma opção mais acessível e de simples uso)
  • Photoshop
  • CorelDraw
  • Ilustrador

Divulgação

Divulgação

Com todo o planejamento esquematizado enfim chegou o momento de lançar o seu produto.

Determine de que forma você irá atrair o público desejado. Não existe fórmula certa, a pergunta principal a ser feita é: onde o meu público está?

Entendido os melhores canais para atingir esses universitários, parta para ação! A seguir as ferramentas que nós da Partyou sugerimos para que você atinja as pessoas interessadas:

  • Disparador de e-mail (como o mailchimp, que é gratuito)
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Além disso, se você quer dar um gás nas suas publicações nas redes sociais e alcançar ainda mais alunos (e até ex-alunos, quem sabe!), recomendamos o Facebook Ads.

Nessa plataforma você pode impulsionar o seu conteúdo de forma paga, tanto no Facebook quanto no Instagram, e atingir um público ainda maior na sua divulgação

Vendas

Vendas

Finalmente a parte em que o bicho pega nas entidades. Sem dúvidas, é a etapa que necessita de mais organização (tanto a nível de ferramentas quanto de equipe), mas que frequentemente apresenta muitos erros, principalmente humanos.

Vender não é tarefa fácil, porém mais difícil ainda é controlar toda a parte burocrática do lançamento, desde as transações de compra até controle dos pedidos e a sua entrega.

Uma das opções nessa hora é lançar mão das velhas planilhas, que possibilitará que você registre manualmente tudo o que for comprado e ter a equipe a par de tudo, sem correr o risco de cometer erros durante e depois da venda.

Mas há uma maneira ainda melhor de controlar todo esse processo complicado e evitar perder dinheiro (recurso este que já é tão escasso em entidades estudantis). Quer saber qual é?

Uma plataforma de Venda Online voltada para universitários, que oferecerá tudo o que você precisa para vender seus produtos e controlar tudo o que foi vendido, seja online ou não.

Um exemplo é a Partyou, que permite que um aluno efetue a compra online, com segurança, em poucos cliques.

Perfeito, né?

Você não precisa mais ficar horas e horas alimentando e organizando a planilha manualmente. ~muito menos fazer isso no caderninho, chega até arrepiar rs~. Tudo é feito automaticamente e online, e você pode acompanhar tudo isso de qualquer por qualquer navegador.

Facilita muito para a equipe ter tudo organizado, desde o controle de estoque até as vendas online, tudo em um só lugar.

Transporte 

Transporte

É normal que entidades estudantis contratem fornecedores de outras cidades, seja pelo melhor preço, pelas opções disponíveis ou mesmo pela reputação dele.

Mas, para isso, é preciso garantir que todos os produtos cheguem ao local combinado sem avarias e no prazo certo. Portanto, é importante nesta etapa contar com a ajuda de empresas de transporte de renome e que garantam a qualidade do serviço.

Apesar de ser a última fase do lançamento, o transporte das mercadorias deve ser pensado desde o começo dele e da forma mais organizada possível, já que o preço final do frete será essencial na escolha de uma empresa.

Por isso, vale lembrar que realizar uma cotação é indispensável e que cada entidade terá uma forma de receber os produtos que se adeque mais às suas necessidades.

O Correios oferece uma plataforma gratuita para cotação do valor estimado de frete entre determinadas localizações, para acessar, clique nesse link.

Conteúdo Extra Partyou

Conteúdo Extra Partyou

Agora que você já conhece as principais ferramentas que a sua entidade usará de apoio no lançamento dos próximos produtos, já coloque a equipe para começar a treinar em cada uma e aprender cada recurso que elas oferecem.

No entanto, não esqueça que o planejamento é a maior arma que o time terá durante a execução do plano.

Por isso, para facilitar ainda mais o seu trabalho, preparamos uma Ferramenta Extra para a sua entidade!

Uma PLANILHA GRATUITA que com certeza irá te ajudar muito a organizar as atividades do começo ao fim do seu trajeto. Para que ninguém perca prazos ou não esteja alinhado com os outros integrantes da equipe, lançando produtos que deem ótimos resultados!

Para baixá-la, clique aqui.

 

Aproveite o presente e boas vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *