Dicas Eventos Organização

6 dicas para organizar festa em casa sem dar ruim

Quer coisa melhor do que juntar os amigos em uma festa descontraída em casa? Você sabe: é mais barato, mas tranquilo e todo mundo gosta. Mas só em pensar em todos os preparativos e no estresse de receber o dinheiro dos amigos para comprar tudo a vontade já era.

Confira aqui algumas dicas para fazer uma reunião bem massa de amigos em casa sem ter dor de cabeça e sem sair no prejuízo:

1. Espaço e o número de pessoas

Tudo bem que a festa é descontraída, mas não dá para desprezar a lei da física: dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Então, antes de mais nada, é preciso definir o número de convidados e isso depende diretamente do espaço que você tem para acomodar as pessoas. Uma regra usada na indústria de eventos é que dá para acomodar confortavelmente 3 pessoas por m2 em pé se estiver mais ousado pode ir até 6 pessoas, mais que isso fica desconfortável.

2. Planejando custos

Definir o orçamento é também um dos primeiros fatores a ser pensado. Se você não sabe quanto custam as comidas e bebidas que vai comprar, faz o caminho inverso, pense quanto tem pago nos últimos eventos que tem ido e trabalhe com esse orçamento. Com base nessa quantia, fazer o planejamento do cardápio de comidas e bebidas, decoração, dos auxiliares, se esse for o caso – churrasqueiro, garçom, DJ, faxineira pós-festa etc – fica mais tranquilo.Outra alternativa é procurar na internet, hoje é possível contratar tudo pelo seu celular de chopp, comidas, diaristas, bandas, churrasqueiros, etc. Vamos falar um dia só disso 😉

3. Convidados

Faça a lista dos convidados e tenha em mente que o tempo ideal para convidar é de, no mínimo, uns 10 dias antes para que todos possam se planejar. E vale lembrar que a festa é na sua casa. Então, aquele amigo que destrói tudo por diversão ou o cara que sempre passa mal e dá trabalho talvez sejam pessoas que fiquem de fora dessa lista.

Resultado de imagem para making list gif

4. Arrecadar o dinheiro

Feito as contas e dividido o valor, resta a parte mais chata e que ninguém gosta de fazer, mas que é essencial: fazer o recolhe do dinheiro. Pra não levar prejuízo, o ideal é o recebimento do dinheiro antes de fazer as compras. Sempre tem aquele que diz que vai e não hora cai fora. Assim, o pagamento antecipado é um sinal de que seu amigo está mesmo comprometido em ir à festa. De qualquer maneira, nem todo mundo paga em dinheiro. Imagina se você pudesse receber no cartão de crédito? Existem plataformas digitais que podem ajudar na tarefa de arrecadar dinheiro online e fazer o controle dos pagamentos, como Partyou. Caso você seja menos digital talvez tenha que recorrer ao papel e caneta; e troco mesmo.

>> Veja como arrecadar dinheiro dos amigos com Partyou

No vídeo abaixo, o Caco foi de uma tarde de videogame com os amigos em casa pra um churrasco com toda a galera em poucos minutos, arrecadando dinheiro com a Partyou. Olha só!

5. Comidas e bebidas

Sem a preocupação de arrecadar o dinheiro, você fica livre para o que realmente interessa: as comidas e bebidas. Sem exageros, é preciso ter uma certa diversificação no cardápio para agradar à maioria das pessoas. Para isso, pense em alimentos e bebidas “curingas”. Por mais que seus amigos gostem de cerveja e de vinho, não esqueça que alguém pode estar fazendo uma abstinência por qualquer motivo, então é preciso ter água, sucos e refrigerantes à disposição. Fundamental também é saber como fará a refrigeração das bebidas. Só a sua geladeira, dependendo do número de convidados, não terá a capacidade suficiente. Isso conta também pra comida. Lembre sempre dos vegetarianos e veganos! Dá até pra criar uma Part só pra eles pela Partyou 😉

6. Pós-festa

Outro ponto essencial para evitar dor de cabeça é o planejamento do pós-festa. Quem vai lavar a louça e limpar a casa? Você não pode ficar sozinho com essa missão, afinal você já cedeu o espaço, planejou a festa e fez as compras. Então, sempre vai ser mais fácil se utilizar descartáveis: copos, pratos, toalhas de mesa, garfos, guardanapos, etc. Só não esqueça de colocar nos custos da festa. Além disso, uma opção é agregar aos cálculos a despesas com uma boa faxina para o dia seguinte.

Seguindo essas dicas básicas você certamente vai evitar aquela dor de cabeça de ver as coisas saindo errado no dia da festa e, principalmente, ficando com algum prejuízo financeiro. Também usando de novas tecnologias já disponíveis você pode organizar o evento todo do seu computador ou celular, da contratação de serviços até receber dinheiro dos amigos se chateação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *