Atléticas Entidades Gestão Financeira

Fluxo de Caixa em entidades estudantis: Qual a importância e como organizar?

Primeiramente, você já ouviu falar sobre o Fluxo de Caixa em entidades estudantis? Dando continuidade ao nosso mês de conteúdos financeiros, vamos abordar um tópico que é um pouco mais conhecido, porém, ainda não utilizado por todas as entidades. 

O termo fluxo de caixa nada mais é do que o registo e acompanhamento de todas as entradas e saídas de dinheiro durante um período de tempo. Em entidades estudantis, o ideal é que ele seja atualizado mensalmente, dessa forma, todos conseguem mensurar com facilidade a situação financeira atual e ter uma excelente visão da saúde financeira da própria entidade. 

Agora é a hora de realmente compreender os motivos para organizar o fluxo de caixa da sua entidade e ver na prática o porque esse trabalho é fundamental para uma boa organização!

A importância do Fluxo de Caixa em Entidades Estudantis.

  • Organização financeira através do fluxo de caixa.

Esse primeiro princípio é básico e objetivo! Estamos dedicando um mês de conteúdos especiais para que você entenda a real importância de ter uma boa estruturação financeira. O fluxo de caixa é uma ferramenta básica e essencial para ter controle do saldo atual, e principalmente, para onde está indo o dinheiro arrecadado. Se sua entidade ainda está um pouco perdida, esse é um excelente primeiro passo. 

  • Mensurar o giro de cada departamento

Existem diversas formas e jeitos de organizar um fluxo de caixa. Em uma entidade estudantil, recomendamos que você destaque as entradas e saídas de cada área/departamento. Isso é uma ótima ação para conseguir acompanhar de perto o quanto cada um gasta e arrecada ao longo de cada mês. Ter essa análise ajuda a diretoria a direcionar suas ações para áreas específicas, de acordo com cada necessidade. Além disso, vocês também poderão implementar metas de arrecadação de acordo com os resultados que obtiverem. 

  • Aumenta o sentimento de dono!

Isso mesmo, o fluxo de caixa pode ajudar até mesmo na motivação da equipe de uma entidade. Aos poucos, vocês poderão divulgar esse fluxo para as áreas, para os membros. Com isso, todos conseguem entender melhor a situação que a entidade enfrenta e adaptar melhor as ideias, projetos e o próprio trabalho. 

  • Melhora o planejamento dos anos seguintes

É um raciocínio bem simples! A partir do momento em que a presidência acompanhou e documentou o fluxo de caixa da sua gestão, ela poderá passar para a próxima todos os gastos e entradas do seu ano. Com isso, será possível observar os meses de maiores perrengues, os produtos e eventos que geraram maiores arrecadações e todos os outros detalhes financeiros que são fundamentais para conseguir aperfeiçoar cada vez mais o planejamento da entidade. 

  • Permite a criação de relatórios financeiros

Por último, quando o fluxo de caixa estiver implementado e funcionando, a entidade ainda pode incrementar um pouco mais, e gerar relatórios apresentando o giro mensal, semestral e anual obtido. Além disso, relatórios das áreas, que comprovam o trabalho de cada um e a evolução no decorrer do ano! Ou seja, além de organizar o financeiro, vocês também estarão mensurando o trabalho de acordo com resultados! Profissional, hein? 

Em suma, agora você já refletiu bem sobre a importância dessa ferramenta no cotidiano da sua entidade, certo? Agora, chegou a hora de nós ajudarmos você a entender um pouco mais sobre como organizar o fluxo de caixas em entidades estudantis. Bora lá? 

contas

Como organizar o Fluxo de Caixa em entidades estudantis?

  • Tenha um responsável financeiro!

 Nós já falamos sobre isso anteriormente, mas vale a pena repetir! Para um bom fluxo de caixa, você deverá ter uma pessoa comprometida com isso. Um cargo de diretoria financeira, tesouraria, não importa! O importante é ter uma pessoa que está encarregada de acompanhar e registrar TODAS as entradas e saídas da sua entidade! 

  • Comece com uma planilha

Existem alguns softwares de gestão que facilitam o fluxo de caixa, porém, para uma entidade estudantil, uma boa planilha já é mais do que o suficiente. Não sabe como começar? Pode ficar em paz, a Partyou desenvolveu uma Planilha de Fluxo de Caixa que está no final desse artigo! 

  • Situe e acompanhe os departamentos sobre o fluxo de caixa da entidade.

Toda a diretoria deve estar ciente da importância de manter o comprometimento com o Fluxo de Caixa. Até porque, todos os departamentos deverão passar suas entradas e saídas constantemente! Por isso, você deve garantir que todos estejam muito bem alinhados em relação à todas essas ideias! 

  • Mantenha sempre atualizado

Você já sabe disso nessa altura do conteúdo! Mas não custa nada frisar: Atualize o fluxo! Está no próprio nome “Fluxo” – é algo constante! Portanto, para conseguir colher os benefícios da ferramenta, é preciso comprometimento! Mas relaxa, nós acreditamos que você é extremamente capaz e vai tirar de letra! 

  • Apresente o fluxo de caixa para a entidade.

A pessoa responsável pelo financeiro e pelo fluxo de caixa poderá fazer apresentações mensais em reuniões gerais, mostrando todos os resultados e registros feitos. Isso é um ponto positivo para que toda a entidade se motive junto, e que a própria pessoa também se comprometa ainda mais, visto que deverá sempre mostrar para todos o que tem desenvolvido com o Fluxo de Caixa. 

  • Assembleia Financeira (Opcional) 

Esse último tópico é opcional, de acordo com a necessidade da sua entidade! Uma super ideia que o fluxo de caixa possibilita, é uma Assembleia Financeira para apresentar um panorama da entidade para todos os universitários que se envolvem com ela! Essa ideia pode ser muito útil para entidades representativas, por exemplo, Atléticas e C.A’s, visto que com a Assembleia, é possível criar uma maior empatia por parte dos alunos com a entidade!

planilha

Planilha de Fluxo de Caixa em entidades estudantis!

Se você chegou até o final, agora sim, clique aqui para baixar nosso template de fluxo de caixa! Ele é básico e direto, isso porque tem como objetivo ser funcional e ajudar a sua entidade, assim como tudo que nós fazemos aqui na Partyou! 

Para concluir, esperamos ter despertado sua vontade e sanado as suas dúvidas em relação ao fluxo de caixa! E fique ligado, ainda temos outros conteúdos dentro da pauta financeira para te ajudar e descomplicar um pouco o dia a dia da sua entidade! Conte com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *