Ganhando Experiência para o futuro!
Atléticas Dia a dia Universitário Marketing

Ganhando experiência para o futuro!

Já falamos das áreas de social, empresas juniores e esportes. E agora é a vez de falar do marketing! Diga-se de passagem nosso queridinho já que quem escreve este blog, que você está lendo, é o marketing da Partyou hehehe.

Quem vai contar um pouquinho mais de como foi a trajetória no marketing dentro da universidade e agora no mercado de trabalho é o Mauro Baptista, estudante de Engenharia Florestal na UFSCar de Sorocaba. 

Vale ressaltar que o Mauro não tinha uma paixão inicial pelo marketing. Apenas tinha vontade de fazer parte da atlética (Atlética Engenharia Florestal Lumberjack) de seu curso quando entrou na faculdade. 

Atlética Engenharia Florestal Lumberjack

Eu caí quase de paraquedas no marketing, quando entrei numa atlética sendo um atleta muito ruim kkkk

Com sua força de vontade e criatividade, começou a ajudar a atlética da maneira que ele podia. Com o passar do tempo foi se desenvolvendo, assumindo o cargo de diretor de marketing.

Mauro foi diretor por dois anos e nunca parou de pensar fora da caixinha. Sempre com foco em aprimorar seus conhecimentos, aprendeu a mexer em ferramentas como o Photoshop e o Canva, para aumentar ainda mais a qualidade de suas atividades.

E as atividades eram diversas como:

  • Briefing de ideias;
  • Planejamento de publicações;
  • Elaboração de artes digitais;
  • Divulgação de eventos, ações e produtos;
  • Design e cotação de produtos.

Pensando sempre em obter resultados melhores e também em manter o time motivado para assim gerar o crescimento da entidade tanto nas redes sociais quanto na estrutura organizacional.

Em paralelo, ele fez parte de outros projetos na área de marketing. Auxiliou na produção de conteúdo para a semana acadêmica de engenharia florestal e em eventos de pesquisa científica.

Seu foco era sempre em resultados e pessoas. Manter o time unido e motivado, principalmente em marketing é muito importante. Nessa área deve-se estar com a mente aberta para criar, gerando consequentemente melhores resultados.

E como em todas as áreas, as atividades executadas acarretaram em diversas competências sendo citadas. Como habilidade para trabalhar em grupo, divisão de tarefas, empatia como colegas da equipe, responsabilidade com prazos, análise de fraquezas e oportunidades nos projetos.

Fora amizades que fiz, momentos gostosos que passei, risadas que dei. Foram muitos ganhos durante essa experiência.

Marketing x Meio Ambiente

Durante esses anos ele foi criando uma afinidade com o marketing e não podemos esquecer que seu curso é engenharia florestal, então na hora de procurar um estágio ele ficou muito dividido entre qual área seguir.

Mauro optou então por seguir na área que ele descobriu estando no curso de engenharia florestal, mas não abandonando de vez os projetos ligados ao meio ambiente.

E ele conta como os processo vividos e as experiências adquiridas nas organizações e projetos em que fez parte ajudaram a conseguir a tão sonhada vaga de estágio.

Mas as competências adquiridas sempre me ajudaram nas dinâmicas dos processos seletivos, conseguindo passar para quase todas entrevistas. Inclusive também ajudou nas entrevistas, já que foi uma grande experiência de crescimento que tive, momentos de dificuldade onde temos que tomar decisões para resolver o problema, entre outras coisas.

Atualmente ele trabalha na Rocky Marketing Digital, no setor de mídias e é responsável pelo gerenciamento da estrutura de campanhas de anúncios de diferentes plataformas, como Google, Facebook, Bing e Linkedin.

Como já era de costume na atlética, agora ele busca otimizar os processos na empresa para obter melhor performance e melhores resultados, baseando as decisões em análises de dados.

Conselhos do Mauro 😀

Conselhos do Mauro

Podemos concluir que o marketing está presente em todos os âmbitos das nossas vidas e na universidade não seria diferente. Ele é necessário para todas as entidades universitárias para auxiliar no processo de planejamento de conteúdos, divulgação e venda de festas, eventos acadêmicos, produtos, pesquisas, etc. 

Oportunidades sempre vão existir, abraçá-las e se permitir aprender algo novo com toda experiência com certeza é um bom caminho a seguir.

Como o marketing é essencial para todas as organizações da faculdade, chances de vocês treinarem seus dotes marketeiros não faltaram. E lembre-se é treinando e errando que você aprende! 

Use toda oportunidade que as entidades fornecem para crescimento em marketing  e trabalho em equipe, as entidades fornecem um espaço amigável para você aprender, para testar, inovar e também para fazer amizades, aproveitar tudo isso só vai trazer ganhos.

Para atuar com marketing é necessário ser criativo, mas outro requisito básico é estar por dentro de tendências e acontecimentos do momento. Além de também ter noções básicas de ferramentas usadas no dia a dia da área. 

Então, se você tem vontade de experimentar a experiência do marketing, faça como o Mauro! Comece aos poucos e vá se desenvolvendo, em busca de melhores resultados mesmo que essa não seja sua área de atuação.