Entidades Organização

Iniciar o ano com o pé direito: 5 passos para você começar com tudo!

Iniciar o ano com o pé direito, é possível? Sim, nós sabemos que a pandemia continua, e que mesmo com a virada de ano, nenhum dos nossos problemas é solucionado de uma hora para outra. Entretanto, também sabemos que agora, mais do que nunca, a vida seguirá com o seu “novo normal” por mais um bom tempo!

Isso quer dizer que novas carinhas estão assumindo as entidades estudantis, vestibulares acontecendo e muitas atividades estão aguardando para serem executadas! Apesar da nossa vida universitária ainda não ter voltado da forma que gostamos (ai, que saudade de uma festa né crianças?), os ciclos continuam se renovando. Por isso, estamos dedicando esse conteúdo para falar de uma forma mais geral sobre algumas dicas para sacudir a poeira e começar mais um ano! 

Então, se você faz parte de república, atlética, empresa júnior, centro acadêmico, enfim, todo tipo de entidade estudantil, Feliz Novo Ciclo! Agora, vamos juntos colocar a mão na massa e começar a pensar sobre a melhor forma de deixar tudo organizado em janeiro para alcançar resultados melhores ao longo do ano!

1. Organização interna: Sinônimo de iniciar o ano com o pé direito

Planner

Primeiramente, temos notado que os “Planners” estão ficando cada vez mais populares. Eles nada mais são do que uma espécie de agenda, porém, com uma diagramação de páginas que permite uma organização mais detalhada e completa de cada semana. Se você tem pensado nisso para a sua vida, esse mesmo pensamento deve ser replicado na sua entidade!

Janeiro é o mês de colocar a casa em ordem! Levantar o tapete e aspirar toda a poeira que foi escondida nos últimos meses! Esse é o momento perfeito para grandes reflexões e planejamento para mudanças e novos projetos! 

Revisite os anos anteriores, entenda como sua entidade se comportou em 2020, compreenda os principais impactos e “bora” tentar encontrar soluções para minimizar esses obstáculos!

Além desses pontos, leve em consideração diversos pontos que já comentamos aqui no nosso blog, por exemplo,a troca de gestão, e tudo que ela representa. O fluxo de caixa e a preocupação com os relatórios!

E como sempre fizemos, vamos ampliar nossa linha de raciocínio para ficar mais claro o que estamos tentando dizer com “Organização interna”

2. Definição dos objetivos

Objetivos


Passo_clichê_mas_essencial.mp3. Você acredita?
Definir objetivos continua sendo um ótimo passo para conseguir direcionar melhor os seus esforços e de toda a sua equipe! Por isso, nós vamos tentar te ajudar exemplificando de uma forma mais clara:

Diferença entre objetivo e metas.

Acima de tudo, você deve compreender que apesar de muito semelhantes e confundidas, esses termos são diferentes. Portanto, você deverá começar definindo os seus objetivos, que sempre costumam ser mais amplos.

Por exemplo, “Tornar a entidade mais organizada e gerar uma arrecadação maior, ainda no primeiro semestre”! Esse é um ótimo objetivo, que atinge todos os departamentos e envolve todas as pessoas. Por isso, deverá ser comunicado para a galera de uma forma muito clara!

Só jogar esse objetivo, não significa conseguir o melhor caminho para alcançá-lo! Por isso, vocês deverão traçar as metas! 

3. Definição das metas

Metas

 

Começou a fazer sentido né? É igual trabalho acadêmico, os objetivos são pontos gerais, já as metas, específicas! (Se você é universitário e não entendeu essa associação, um dia ainda entenderá).

Simplificando: Para tornar a entidade mais profissional e aumentar o caixa ainda no primeiro semestre, o que pode ser feito? 

  • Obter melhores relatórios financeiros.
  • Desenvolver um calendário de novos produtos, e iniciar vendas online. 
  •  Melhor fluxo de caixa. 

Claro que esses são apenas alguns exemplos. Mas você consegue entender? O objetivo se torna plausível, através da soma dos esforços de vários departamentos e atividades. Assim como definir metas, você também deve estipular prazos e responsáveis. 

[DICA IMPORTANTE]: Nada nesse mundo é por acaso. Dessa forma, nós pensamos no exemplo de melhores relatórios financeiros e desenvolver uma loja online porque advinha só quem pode te ajudar diretamente com isso? Isso mesmo, a Partyou! Bora bater um papo?

 4. Motivação inicial do time

Time

Acima de tudo, as entidades, repúblicas, comissões, sempre serão formadas por pessoas. E todos devem estar atentos à motivação!

Nesse começo de ano ainda atípico, compreenda como cada indivíduo está se comportando, pensando e sentindo. Uma boa pesquisa de opinião pode ser aplicada na entidade antes das primeiras definições de projetos e dessa forma, tudo pode ser melhor conduzido.

Lembre-se, o período da pandemia afeta tudo de forma muito intensa. Todavia, conseguir continuar se dedicando para projetos da Universidade, é um imenso privilégio, que além de tudo, concentra nosso foco em algo maior. Portanto, encontre meios de ter toda a galera sempre motivada!

5. O “Novo normal”

Novo Normal

Para concluir os 5 passos para iniciar o ano com o pé direito, precisamos ter dimensão da realidade e das possibilidades. De fato, seguiremos com as atividades à distância. Portanto, tenha um planejamento ainda melhor do que quando fomos pegos de surpresa.

Dessa forma, tenha ações pensadas para esse período que ainda se estenderá por mais um tempo. E além disso, comece a desenvolver uma linha de raciocínio caso algumas atividades voltem no segundo semestre. 

Pensando na chegada de novos estudantes, esse mês vai ter um conteúdo especial falando de como recepcionar essa galera de forma virtual, porque com certeza isso impactará esse processo de boas vindas! Por isso, acompanhe nossos conteúdos 😀

Iniciar o ano com o pé direito: Esqueça as promessas, acredite nas ações!

Ações

Estamos felizes em estar de volta! Ainda não é da forma que sonhamos, mas é o que temos nesse momento. Ou seja, não foque apenas em promessas esperando a vida voltar a ser como sempre foi. Adapte seus hábitos, se reinvente e a sua entidade também!

Em suma, nós temos certeza que esse será um ano melhor. Na medida do possível, vamos conhecendo novas maneiras de realizar o que um dia pareceu muito complexo. E o de sempre, você sabe que pode contar com a nossa ajuda em toda essa trajetória! 

Até o próximo conteúdo, e boa sorte pra começar com o pé direito!

Equipe Partyou.