Entidades Entidades x Distanciamento Social

Manter seus sonhos para a entidade intactos!

É possível no meio de uma pandemia que parece não ter fim?

Manter seus sonhos para a entidade intactos diante do atual cenário em que vivemos? Parece complicado, né? 2021 chegou! Entre esperanças de vacinas, idas e vindas de fases, mas chegou. Se você nos acompanha, sabe que no fim de dezembro, argumentamos sobre os nossos sonhos para o Ano Novo. 

Todavia, o fato é: Estamos começando o terceiro mês do ano, e nem tudo ainda está como gostaríamos. Contudo, os primeiros 60 dias do ano já deram para sentir que ainda teremos meses na realidade que começamos a vivenciar exatamente há um ano atrás! 

Por isso, vamos começar o mês de Março falando um pouco sobre a motivação e a importância de manter vivos os sonhos e planos para a entidade, que provavelmente foram traçados com perspectivas e cenários talvez diferentes do qual nos encontramos. 

Você e sua equipe já refletiram sobre isso? Já tentaram recapitular um pouco sobre tudo que era planejado para a sua entidade ou república um ano atrás? E como vocês já estão adaptados de uma forma diferente? Portanto, vamos começar a ver a metade mais cheia desse copo!

1. Entenda o processo que você e sua equipe passaram.

Entender

Antes de qualquer coisa, vamos compreender o momento de vida das pessoas que estão envolvidas com a sua entidade! Dessa forma, esse momento pode ser muito interessante para você propor para a sua área de Gestão de Pessoas (e caso a sua entidade não possua, a própria Diretoria), desenvolver um formulário para entender melhor a sua membresia. 

Questione quais são as maiores frustrações relacionadas à entidade desde que a pandemia começou. Quais eram os sonhos antigos e quais foram surgindo, o que já foi realizado e o que ainda precisa ser executado e não ficar jogado de canto no futuro! 

Essa auto reflexão é muito importante para todas as pessoas. Assim, vocês poderão tentar trazer possíveis soluções coletivas para tentar engatar melhor os projetos, mesmo com todas as adversidades, por exemplo, as aulas à distância e o isolamento social! Aproveite a fase de início do ano para fazer esse questionamento com a sua entidade, e dessa forma, conseguir acompanhar o desempenho de cada um ao longo da gestão.

2. Quais foram os sonhos e planos para a entidade que ficaram para trás?

sonhos e planos que ficaram para trás

Através das respostas obtidas no questionário anterior, comece a colocar no papel todos os sonhos e planos que vocês possuem engavetados. Por exemplo, se para o mês de março, vocês tinham planejado uma festa de recepção para a galera caso tudo estivesse funcionando na sua forma natural das coisas, pensem quais eram os objetivos principais dessa festa.

Nesse exemplo, provavelmente vocês gostariam de integrar a turma aprovada no vestibular, mostrar as tradições da faculdade, e ainda gerar um lucro para a sua entidade. Perfeito, traçamos aqui os objetivos por trás desse evento. Isso será extremamente importante para o próximo passo! 

Você também pode revisitar os projetos mais antigos e analisar todos os motivos por trás deles, ou seja, criando uma nova forma de ver cada um deles. 

3. Quais são as formas de manter seus sonhos para a entidade intactos?

manter seus sonhos intactos

Você fez toda essa análise mais aprofundada para justamente entender como manter seus sonhos para a entidade intactos!  Agora, é a hora de fazer um grande brainstorm para gerar a maior quantidade de ideias possíveis. 

Continue reinventando a sua entidade! 

Não precisamos bater novamente em algumas teclas do “novo normal”. Se olhe por outra perspectiva, porque você já está adaptado nessa rotina. Portanto, opte em tentar cumprir os objetivos dos seus projetos de outras maneiras. 

Você pode passar as tradições da sua faculdade, integrar a galera e ainda gerar um lucro para a sua entidade de diversas formas. Claro que nenhuma delas conseguirá igualar o sentimento de uma festa, mas infelizmente, é o que podemos fazer nesse momento tão delicado. Todos nós estamos nos reinventando de diferentes formas, e nós sabemos que, com muito apoio, você e sua entidade também conseguirão!

Aproveite para inovar e organizar a casa!

Como nós já citamos várias vezes em outros artigos, pode ser que ainda seja possível tirar proveito dessa situação tão complexa. Aproveite para organizar coisas que você nunca organizaria na vida presencial. Por exemplo, podemos pensar na parte digital da coisa. Já tem um ano de pandemia, e quantos produtos online você vendeu? Quanto gerou de caixa com essa possibilidade? Se você ainda nem começou, a Partyou pode te ajudar!

Networking ainda é tudo!

Enfim, use e abuse do Networking! Converse com outras entidades, acompanhe o trabalho delas nas redes sociais. Não existe problema nenhum em buscar referências e ideias para projetos em outros universitários! Se você está com alguns bloqueios criativos, essa é uma ótima iniciativa para sair da estaca zero! 

4. E por que fazer tudo isso?

por que fazer tudo isso

Em suma, podemos ser bem diretos em relação aos motivos para se esforçar e manter seus sonhos para e entidade intactos. Todos nós estamos fazendo isso em todos os lugares. Empresas, famílias, projetos pessoais. Ou seja, é preciso se adaptar aos cenários e entender quais são as possibilidades de realizarmos nossos sonhos, solidificar nossos projetos, com as ferramentas que temos nesse momento. 

Acredite, não estamos dizendo que essa tarefa é fácil. Entretanto, queremos dizer que com ajuda dos seus colegas de entidade, vocês com certeza serão capazes de trilhar um caminho muito promissor, mesmo com a Pandemia. E além de tudo, vocês não podem se esquecer que a Partyou está sempre a disposição para ajudar!

Manter seus sonhos para a entidade intactos! É possível!

Manter seus sonhos para a entidade intactos! É possível!

Não duvide, nós também nos desafiamos todos os dias para continuar executando e acreditando naquilo que queremos. Sabemos que não é fácil. Porém, sabemos também que é impossível interromper todas as suas atividades e retornar a sonhar depois que voltarmos ao normal! Parece loucura né? 

Ou seja, é como diria a pequena Dory, continue a nadar, continue a nadar, porque juntos nós iremos superar esses desafios! E não esqueça, a Partyou está aqui para o que der vier. Nós somos a casa das entidades estudantis, lembra? Isso significa que aqui você também pode buscar conforto e ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *