MEJ - Movimento Empresa Júnior
Entidades Eventos Universitários

MEJ – Movimento Empresa Júnior

Nesse mês de grandes eventos nós já falamos sobre carnaval universitário e sobre os jogos. E fugindo um pouco das festas, hoje iremos começar a falar sobre os eventos das empresas juniores! Mas para isso, precisamos começar com a definição do que move essas entidades o MEJ (Movimento Empresa Júnior).

MEJ

O movimento já está presente em mais de 110 universidades brasileiras. Dentro dessas universidades temos mais de 900 empresas juniores que impactam a sociedade brasileira por meio de aproximadamente 17 mil projetos. Estão envolvidos nesse processo em torno 22 mil universitários membros das empresas juniores.

A missão principal do movimento é expor os universitários a vivência empresarial no período da faculdade, com o intuito de formar líderes que realizem projetos de alto impacto transformando o país.

Os principais valores do movimento são:

  • Orgulho de ser MEJ;
  • Postura empreendedora;
  • Compromisso com o resultado;
  • Sinergia;
  • Transparência;

Para fazer parte é pré-requisito ser apaixonado pelo propósito do movimento. Trabalhar ao máximo a visão empreendedora e o pensamento inovador, gerando resultados superiores a expectativas. E tudo isso sem deixar de lado a sinergia e transparência do time. 

Brasil Júnior

Federações

Núcleos Regionais

Empresas Juniores

Podemos citar o formato de pirâmide para definir a organização das entidades que fazem parte do movimento. Começando pela base, temos as empresas juniores que atuam representando os alunos de cada curso, trazendo uma vivência de mercado antes mesmo de se concluir a faculdade.

Em seguida temos os núcleos, que representam uma região quando a mesma tem muitas empresas juniores. Vale ressaltar que nem todo estado tem núcleos. Quase no topo, vemos as Federações que são responsáveis pela representações dos núcleos e EJs para a Brasil Júnior. Já no topo, temos a Brasil Júnior que representa todo o MEJ brasileiro para o mundo.

Brasil Júnior

Quem representa e potencializa o MEJ no Brasil é a Brasil Júnior, que atua oferecendo diversos serviços.

  • Suporte para federações – Por meio do controle dos resultados, acompanhamentos das atividades, realização de treinamentos;
  • Selo EJ – que resguarde a entidade nos problemas jurídicos e fiscais;
  • MEJ Carreiras – focado em conectar as empresas parceiras da Brasil Junior como os empresários juniores;
  • ENEJ – evento com o intuito de conectar e potencializar resultados os resultados do MEJ;
  • Comunidade Pós Júnior – objetivo de criar conexão dos pós-juniores com o mercado;
  • Encontro de líderes do MEJ momento voltado para os líderes das entidades para gerar autoconhecimento, inspiração e crescimento; 
  • Universidades Empreendedoras – debate sobre como construir um Brasil melhor, por meio de universidades melhores.

Todos serviços que contribuem de formas diferentes para o movimento, mas com o principal objetivo em comum!

Quem faz parte?

Universitários inconformados com a situação atual, com visão empreendedora e pensamento inovador. Que tenham foco no propósito e nos resultados alcançados em equipe. Então, se você se encaixa nesse perfil, as EJs são um bom lugar para se desenvolver na faculdade.

É interessante pesquisar sobre as que representam sua faculdade para ver qual tem mais a ver com o seu perfil. A partir daí é só se jogar, dar seu máximo para superar os resultados esperados. Lembre-se, você e o movimento ganham com isso!

E se você já faz parte de alguma EJ e está com algum problema jurídico ou financeiro não se esqueça que a gente tem um serviço especialmente para você. Então é só chamar nossa equipe quando precisar 🙂