Os anseios e os benefícios de um cargo de liderança em uma entidade estudantil
Atléticas Captação de Recursos Entidades Esporte Universitário Eventos Universitários Gestão de Pessoas Marketing

Os anseios e os benefícios de um cargo de liderança em uma entidade estudantil

Dicas para você compreender toda a importância desse desafio durante sua vida universitária!

Você está pensando em assumir um cargo de liderança em uma entidade estudantil? Já refletiu sobre? A Partyou tirou um tempinho especial para te ajudar nessa missão!

Conseguir ingressar na faculdade, ou no curso que você tanto desejava é uma conquista que ficará marcada na sua vida. Seu primeiro ano tem tudo para ser uma fase de “auge” e que deixará muitas saudades.

Mas e o que vem depois? Já pensou que você pode transformar sua experiência universitária e deixar essa fase ainda mais memorável? E existem infinitas formas disso acontecer, mas hoje, nós vamos falar sobre uma especial: Assumir um cargo de liderança em uma entidade!

E quando falamos das entidades, o caminho é longo! Atléticas, Centro Acadêmicos, Ligas, Causas Sociais, Comissões. Elas são infinitas! Então com certeza, você vai encontrar uma que dê “match” com os seus propósitos, seus hobbies, e a sua personalidade. Quando isso acontece, você tem propriedade e uma ótima oportunidade para conduzir os novos desafios, assumindo um cargo de liderança!

Quando pensamos nisso, pode ser que algumas dezenas de questionamentos surjam na cabeça num primeiro instante, mas calma! Vamos responder (ou pelo menos tentar) os principais!

5 Questionamentos na hora de assumir um cargo de liderança em uma entidade estudantil

5 Questionamentos na hora de assumir um cargo de liderança em uma entidade estudantil

1. Primeiro: Por que?

Muito tem se discutido sobre propósito. O que você quer fazer? Durante seu tempo como universitário, uma entidade estudantil pode ser muito boa pra complementar sua busca por uma causa. Seja como for, procure saber mais sobre os objetivos da entidade, alinhe com os seus próprios e veja se isso faz sentido. Dessa forma, você já terá uma inspiração muito grande para colocar em prática!

2. Quando eu poderei ter outra oportunidade dessa?

Independente do curso da sua graduação, você já tentou olhar o cargo da entidade como um oportunidade? Isso mesmo. Não é uma obrigação, é uma escolha! E se você pensar com mais calma, nesse sentido,  vai perceber que é um momento único durante essa fase. São poucas as pessoas que têm a oportunidade de vivenciar essa experiência. E depois de concluir a graduação, aí é “Bem vinda, vida adulta!”. Se não for agora, não vai ser nunca!

3. O que me move?

Se você está cogitando assumir um cargo, é natural que muito da sua motivação venha de forma intrínseca, ou seja, dentro de você. O mais bacana disso, é alinhar sua vontade interna com toda a sua gestão. Você vai ter a oportunidade de usar o que te move, para mover outras pessoas também! Se você quer fazer por paixão, por mudar o que está dando errado, por prazer, não importa! Sendo assim, o que realmente conta aqui, é ter aquele impulso que te faz acordar todos os dias e abraçar a causa da entidade!

4. Vou precisar abrir mão das coisas que eu mais amo?

Reflexão “CCC” – Comum, Complexa e que exige Cautela!

Não dá pra gente ter tudo na vida, não é mesmo? Em alguns casos você precisará soltar algumas coisas, porém, se você souber compartilhar seus anseios, dividir as tarefas, nós garantimos que você consegue conciliar tudo aquilo que ama! Além do mais, lembre-se: Você terá pessoas do seu lado dividindo tudo isso!

5. Mas e aí, será que eu dou conta de assumir um cargo de liderança?

Por fim, vamos quebrar essa insegurança! Talvez a pessoa anterior tenha feito mais do que você acredita que pode. Ou você está com dificuldades em recrutar pessoas. Mas ainda assim, é o SEU momento de fazer as coisas com o seu jeitinho. E Mesmo que você passe noites e noites pensando e imaginando vários “E SE” (e se tal coisa acontecer, e se eu fizer errado e se, e se, e se). ESQUEÇA! Portanto, só tem um jeito de saber: VAI!

Nós sabemos, é um pouco desmotivador pensar que você vai dedicar um período da sua vida para uma entidade, e não ter nenhum retorno financeiro (por mais que nem sempre as pessoas digam isso em voz alta). Mas você já parou pra pensar nos benefícios intangíveis da causa? Listamos alguns para você levar em consideração:

5 Benefícios proporcionados por um cargo de liderança em uma entidade estudantil

5 Benefícios proporcionados por um cargo de liderança em uma entidade estudantil

1. Crescimento Pessoal e Amadurecimento

Em primeiro lugar, já seremos diretos: Quando chegar ao fim da sua gestão, eu prometo que você vai pensar: “Eu só queria começar de novo, sendo a pessoa que eu sou agora.” Em outras palavras, não tem como essa experiência não impactar a sua essência e a pessoa que você é!

2. Amigos pra vida toda

Parece bobinho, mas amigos que dividem a entidade tem tudo pra ser aqueles que vão ter um espaço especial no seu coração. Vocês vão dividir T U D O. Ou seja, passarão muito mais tempo juntos, compartilhando os medos de errar, os acertos, os erros, a vida cotidiana, reuniões, festas. Dessa forma, nós te garantimos, essas pessoas vão te conhecer como poucas na sua vida!

3. Networking Profissional

Antes de tudo acontecer, pode ser que você não perceba, mas na hora que a gestão dá seu start, você será exposto para infinitas pessoas e empresas, de acordo com a função que você desempenha. É um ótimo momento para salvar contatos, trocar experiências, e um dia, no futuro, seu currículo já terá um grande diferencial!

4. Conhecimentos de Gestão

Independente da área do seu curso de graduação, assumir um cargo de liderança em uma entidade te faz sair da zona de conforto e trabalhar melhor a sua capacidade de gerir e estar a frente. Por exemplo, a maneira de lidar com problemas pessoais, tempo, prazos, objetivos e outros infinitos aprendizados que só podem ser aperfeiçoados com a prática! E esses conhecimentos, são essenciais pra VIDA.

5. D E S A F I O – Sim, eu tenho um cargo de liderança em uma entidade!

Se você chegou até aqui cogitando tudo isso, é porque você já é diferente! Então vá em frente! Compartilhe suas ideias, assuma o risco! Nós garantimos, você terá uma experiência que ficará marcada na sua trajetória (pessoal e profissional)

Por fim, indicamos também que você converse com as pessoas que passaram pelo cargo que você cogita. Entenda quais são os maiores orgulhos e as frustrações. Converse com seus colegas de entidade, alinhe expectativas (O que eles esperam de você X O que você pode oferecer). E assuma esse compromisso com você mesmo.

SÓ VAI, BB!
Muito mais que o status de assumir um cargo de liderança em uma entidade estudantil, você tem um desafio de alavancar as atividades, as conquistas e compartilhar esse mesmo objetivo com todos os seus membros e colegas de entidade.

Concluindo, esperamos que ao longo dessa reflexão, você tenha compreendido toda a importância que está por trás de um “simples cargo”. E mais do que isso, o quanto ele é capaz de enriquecer sua vida e a sua personalidade. É tudo uma questão de oportunidade! Aproveite a sua!

E claro, conte com a Partyou em tudo que você precisar nessa jornada (Você nem começou, mas já estamos orgulhosos de você!)

 


Victor Godoy (Federado) – Formado em Administração pela FEA USP RP, foi Diretor de Marketing e Presidente da Atlética Flaviana Condeixa Favaretto. Trabalhou por 3 anos com jogos e eventos universitários.
Hoje, trabalha diretamente com Marketing e Produção de Conteúdo Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *