Partyou

Os Desafios de Empreender

Quando vemos uma empresa consolidada, raramente pensamos em como foi o processo que fez ela se tornar o que é atualmente. E é isso que precisamos começar a valorizar em todas as empresas que nós conhecemos e usufruímos, sejam elas pequenas ou grandes.

Às vezes é difícil pensar que uma empresa grande possa já ter sido uma microempresa, não é mesmo? Mas essa é a realidade, todo negócio começou do zero. Assim como nós!!! Então hoje vamos falar um pouco da nossa trajetória como empresa e também sobre os desafios de empreender nos dias de hoje.

Se você tem em mente começar um negócio, saiba que não é uma tarefa fácil e é comum pensar que, sendo dono, você vai ter mais tempo livre do que estando empregado em algum lugar. Porém a história não é bem assim. Gerir uma empresa não é brincadeira e demanda muitos esforços.

São diversas áreas que precisam ser coordenadas para que os resultados sejam os esperados, mantendo sempre em mente os inúmeros desafios que surgem durante a caminhada. Para isso é necessário estar preparado para o que der e vier!

A palavra mais importante nesse processo é GESTÃO! Sem ela é impossível colher bons frutos no futuro. Gestão do tempo, financeira, de pessoas, de marketing, de inovações e a lista continua …

Um pouquinho da nossa história…

Um pouquinho da nossa história…

Você talvez já saiba, mas não custa relembrar que nós somos uma startup, criada em 2016. Lá no comecinho nosso escopo não era nada parecido como o que é hoje – já ouviu falar que uma startup “pivotou”? Pois é, foi isso que a gente fez.

Começamos com o objetivo de ser uma plataforma que facilitava a divisão de contas entre grupos de amigos, focado na arrecadação da grana para o rolê. Depois de 1 ano sem muitos resultados, passamos por uma aceleração com a Startup Farm e nosso mundo virou de ponta cabeça! Foi nessa hora que “pivotamos” e nos transformamos na primeira versão da Partyou que todo mundo conhece hoje – uma plataforma que descomplica e resolve tudo que envolve finanças, vendas e burocracias no mundo universitário, começando por uma ferramenta de vendas online.

No meio do processo sempre nos deparamos com desafios, alguns pequenos e outros gigantescos. Essa situação é extremamente comum no setor e com nossos conhecimentos, uma equipe alinhada e ferramentas específicas fomos solucionando-os. 

Os problemas, como na vida pessoal, aparecem de todos os lados. Cabe à gente definir o que podemos ou não controlar. Foco e força de vontade são essenciais para sair de qualquer problema, só não pode desistir!

Alguns fogem do controle, como foi o caso da pandemia. Ninguém esperava, ninguém imaginava e não tínhamos nada preparado para um momento como esse. Vamos desistir? Não vamos! É o momento exato para tentar algo que a gente não fazia. E foi aí que aumentamos ainda mais nossas atividades. O foco que antes tínhamos nas festas decidimos direcionar para diferentes projetos internos.

Foi um momento de olhar para outras dores do universitário e fomos reformulando nosso escopo empresarial. Agora, além da plataforma de vendas online, temos serviços de contabilidade, um clube de benefícios, uma conta bancária Partyou e ainda tem muitaaa coisa saindo do forno.

Os Desafios de Empreender: Principais perrengues no empreendedorismo

Seu time

Time Partyou
Time Partyou

Não, não é o de futebol hehehe. Estamos falando aqui das pessoas que vão compor sua empresa. Cerque-se de pessoas de confiança e que tenham vontade de fazer seu negócio crescer!

Você inicialmente vai começar sozinho? Ótimo, mas saiba o momento de recorrer a ajuda de outras pessoas, pois querer fazer tudo sozinho é outro erro muito comum!

Dinheiro

Dinheiro

No começo geralmente é difícil, então faça cálculos antes, durante e após as decisões. É importante sempre manter o pé no chão quando o assunto é finanças. Não estamos falando para você nunca arriscar, mas se possível se arrisque com um pouquinho de segurança!

Não tem dinheiro para começar? Hoje em dia tem diversos investidores interessados em investir seu dinheiro em empresas com ideias incríveis, mas se prepare! Você vai precisar saber tudo sobre seu negócio e ter todas as informações na ponta da língua. Tenha certeza que sua ideia de empresa resolve uma dor real dos consumidores, teste e valide muito sua ideia e chegue na mesa de negociação com o planejamento pronto! Com preparo, validações prévias e confiança será uma questão de tempo e resiliência até encontrar a investidora (ou o investidor) certa para você.

Planejamento e Execução

Planejamento e execução

É legal ter em mente a frase “Comece antes de estar pronto”. Nosso cérebro acha mil e um motivos para nos fazer achar que nosso produto ou serviço precisa ser redefinido antes de sair para o mercado. Ter esse timing de planejamento e execução é essencial. 

Lança a novidade e depois vai ajustando de acordo com as necessidades do seu cliente. Lembra que precisamos testar e validar? Essa é a hora! Quem melhor para te falar se está bom do que quem vai usufruir do produto ou serviço, não é verdade?

Concorrência e Inovação

Concorrência e Inovação

Com tanta empresa, tantos canais de comunicação e tantos produtos fica difícil pensar em inovar, porém pode ser mais simples do que você imagina! 

Inovação, diferente do que muitos pensam, não é só criar algo que nunca ninguém viu, mas sim resolver alguma dor que já existe de forma diferente do que é feito hoje. Seja na produção, no modo de vender, no modo de entregar ou até mesmo nos materiais que foram utilizados para a confecção.

No fim o que vale é a criatividade e a motivação para fazer sempre mais. Empreender nunca foi e nem será fácil! Brincamos por aqui que é um dia no céu, outro no inferno. Mas a sensação de realização que você tem no fim do dia é única! Para dar certo tem que se manter ativo, sempre atualizado nas variâncias e tendências do mercado e não desistir nem no primeiro e nem no milésimo obstáculo.