Perspectivas para 2021
Partyou

Os nossos sonhos para o Ano Novo: Perspectivas para 2021!

Os nossos sonhos para o Ano Novo continuam os mesmos? Falta pouco para contarmos os últimos dez segundos de 2020 e celebrar a chegada de mais um ciclo. Esse é o nosso artigo de despedida. E escrever sobre sonhos e perspectivas nunca foi tão difícil, porque continua difícil compreender tudo que está acontecendo. 

Se olharmos para o mesmo momento, um ano atrás, estaríamos pedindo pela realização pessoal e profissional. Quero me formar, quero fazer a sonhada viagem, quero a almejada promoção. E talvez, esses sonhos possam continuar vivos nesse momento, novamente. Entretanto, uma pandemia mundial que alterou as nossas rotinas a quase um ano atrás nos faz refletir de forma intensa. 

Antes, o que parecia comum e rotineiro, agora, se tornou algo saudosista. Acima de tudo, sonhamos com a vacina. Pensamos o tempo inteiro no bem estar e na segurança das pessoas que amamos. 

Os nossos sonhos para o Ano Novo: Como se transformaram?

Como se transformaram?

Querido Papai Noel, 

Temos sonhado muito com a liberdade. Com o abraço dos amigos. A república cheia de gente dormindo na sala e acordando de ressaca. Acordar meio dia, passar glitter na cara, colocar uma galocha e pegar o primeiro busão rumo a tenda. Dessa forma, a gente era feliz demais. 

Antes, nós pensávamos “Essa com certeza é a minha última festa, preciso sair dessa vida”. Que besteira né? Por isso, uma das coisas que mais sentimos falta da vida universitária tem sido essa ausência da presença. A leveza de passar a tarde ou a noite toda dançando, gargalhando, procurando alguns contatinhos, e rindo como se não existissem grandes problemas para nos importarmos (mesmo que fosse apenas por algumas horas).

Saudades de beijar. De chegar num lugar e poder ver os sorrisos, poder sorrir de volta sem que uma máscara escondesse a parte mais bonita de uma pessoa amiga. 

Por isso, é óbvio que se pudermos pedir por algo, seria a vacina. Abundância de saúde para que possamos voltar a lutar por aquilo que acreditamos. Portanto, nosso bom velhinho de barba branca, mesmo que você não possa sair de casa neste ano, considere bem o nosso pedido.

Os sonhos para o Ano Novo: Como mantê-los vivos dentro de nós?

Como mantê-los vivos dentro de nós?

Hoje, nós pedimos pela liberdade.

Uma das coisas mais complexas de lidar com a nossa juventude, é o sentimento imediatista. Nós queremos tudo, e ao mesmo tempo, nada. Nós queremos rápido, nós queremos sentir que estamos fazendo algo por aquilo que sonhamos e acreditamos. Com isso, sonhar em 2020 se torna difícil, já que o princípio básico de liberdade que tanto gostamos, não depende mais de nós. Depende de algo maior. 

Entretanto, apesar de ser um momento tão delicado, deixar de sonhar nos deixaria ainda mais angustiados. Nos primeiros meses de isolamento, tivemos uma tendência a paralisar tudo. “Quando tudo voltar ao normal, eu dou continuidade”. Entretanto, nada está normal. E se nós tivemos que adaptar a rotina de trabalho, a rotina de cuidados e tantas outras novas formas de fazer algumas tarefas, adaptamos também os nossos sonhos. 

Desde já, estamos planejando. Até quase divagando. Acima de tudo, aprendendo a reconhecer os privilégios que temos para continuar sonhando. Somos parte de um grupo que tem essa oportunidade. E por isso precisamos ter essa consciência, para simultaneamente, ajudar pessoas para que possam sonhar como nós. 

Não existe um dia em que não pensamos no dia em que as coisas voltarão o mais próximo possível do “normal”. Isso é o que nos mantém fazendo planos, economias, e até mesmo saindo da cama. 

Por isso, já diz o clássico poema de Carlos Drummond:

“mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.”

2021: Os nossos sonhos para o Ano Novo

2021: Os nossos sonhos para o Ano Novo

Amadurecer no ano que passou continua sendo o clichê que mais se encaixa no momento que vivemos. Um amadurecimento doloroso e exaustivo, que com certeza, nenhum de nós escolheria passar. Uma pandemia mundial não tem lado positivo, infelizmente. Milhares de vidas foram perdidas. 

Entretanto, é necessário dizer que começamos 2021 com uma nova perspectiva. 

Sem sombra de dúvidas, nós esperamos que no próximo ano, a esperança de retomar aos antigos hábitos esteja mais próxima. Nesse sentido, esperamos viver aquilo que sempre vivemos e que antes parecia tão monótono. Retornamos valorizando cada encontro, cada beijo, cada abraço, cada pessoa que trilha a sua jornada ao lado da nossa. 

Ainda não temos uma previsão certeira. Uma data de retorno. Mas é o fato de sonhar que nos permite continuar encontrando maneiras de seguir em frente. Não, a passagem de 2020 para 2021 não trará uma solução mundial e no dia primeiro de janeiro estaremos pelas ruas como sempre fizemos. 

Porém, nós seguimos. Ansiosos para preencher os corredores vazios da faculdade. Mantendo com carinho a bata e a samba canção na gaveta. Produzindo conteúdos, vídeos e tentando explicar para as gerações mais novas de universitários e universitárias tudo que ainda aguarda por eles. Por exemplo, os jogos, as festas, os integras de sala e de entidades. A vontade de querer fazer tudo ao mesmo tempo. Tentando passar pela tela do computador, o que ser universitário significa.

Nós também continuaremos sonhando! 

Acredite, assim como você, nós da Partyou também estamos fazendo de tudo para continuar sonhando. Queremos crescer, ser ainda mais. Saudades de ver as filas nas portarias ansiosas para começarmos a validar cada convite. Saudades dos sorrisos com a expressão sincera de “missão cumprida”. Os nossos sonhos para o Ano Novo são mais do que isso. Eles são parte de todos os nossos dias. Um pedaço da nossa motivação. É por isso que nós fazemos tudo isso, e como sempre dissemos: Estaremos ainda mais, ao lado de vocês! 

Em suma, nós aproveitamos esse momento para agradecer cada um de vocês, que também está do nosso lado! Somos feitos de pessoas, de momentos e dessa infinita troca de experiências que nos faz enxergar os momentos de uma forma diferente. Atribuindo sempre novos olhares e novas perspectivas. Por isso, MUITO OBRIGADO!

2021 está batendo na porta. Até logo! 

Desejamos um recomeço cheio de sonhos. E de força para realizá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *