Dia a dia Universitário

Por que empreender na faculdade?

Semana passada falamos sobre os principais desafios na hora de empreender. Então se você está se aventurando na área ou está começando nesse meio, corre no post anterior para conferir nossas dicas e colocar em prática durante a sua jornada!

Hoje, dando continuidade no tema, vamos focar no empreendedorismo durante a faculdade. Ao contrário do que muitos pensam, empreender não é apenas começar um negócio. Por definição, empreender pode ser a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios e também a iniciativa de implementar mudanças em empresas já existentes.

Durante a vivência universitária diversas oportunidades irão aparecer e empreender pode ser uma delas!

E aí? Segundo essa definição, você já empreendeu ou teve interesse em empreender na faculdade? 

Se você respondeu sim para alguma das duas opções acima, saiba que o ambiente universitário é ótimo para iniciar sua trajetória e nós vamos falar o porquê agora.

Empresas Juniores

Empresas Juniores

Sim, nós vamos bater nessa tecla novamente. Se você acompanha nossos conteúdos você sabe que nós somos grandes incentivadores da participação de todos nas organizações estudantis. E na hora de botar o empreendedorismo em prática não seria diferente. Afinal, existem inúmeras entidades que tem como foco desenvolver o senso empreendedor no alunos.

As EJs são grandes exemplos desse nicho de entidades. Nelas você vai encontrar um ambiente que simula um ambiente corporativo. Em outras palavras, você vai participar de treinamentos para aprimorar suas habilidades e vai participar de feiras e workshops relacionados com a área. Além disso, você terá um grande contato diferenciado com empresas externas e com a própria faculdade.

Contatos

Contatos

Como citamos acima, os contatos não podem faltar. Apesar de não fazer parte de uma empresa júnior, a faculdade é um local extremamente fácil de se fazer um belo networking. Você já parou para contar o número de pessoas que você teve contato no último ano? (considere o ano sem pandemia hehehe, vulgo 2019) 

Contou? Muitas pessoas, né? Nós vivemos em um círculo muito grande e muitas vezes não nos damos conta do potencial que podemos tirar disso. Então, bora aproveitar a relação com nossos amigos, colegas, professores e todas as pessoas que estiverem ao nosso alcance!

Oportunidades

Oportunidades

Muitas outras possibilidades vão surgir. Portanto esteja sempre atento a tudo que estiver à sua disposição e usufrua delas ao máximo!

Pesquise e pergunte sempre a conhecidos sobre cursos, eventos, workshops, intercâmbios que você possa realizar para aprimorar seus conhecimentos quando o assunto é empreendedorismo. 

Isso faz com que cada vez você esteja mais preparado para o mercado, seja no seu negócio, em algum projeto ou empresa que você faça parte.

Ajuda

Ajuda

Outro benefício é o ambiente ser muito propício para você se orientar sobre seu empreendimento. Para empreender é necessário realizar um planejamento bem estruturado, diversas pesquisas sobre o assunto, como os cases de sucesso e também os de fracasso. Além disso, também é preciso pensar sempre na inovação do que está sendo feito e nos testes e estudos de mercado posteriores ao lançamento.

É aí que sua rede da faculdade entra! Seus professores e amigos podem te ajudar nessa missão. Eles vão te auxiliar nas etapas citadas e podem enxergar algo que você está deixando passar ou algo que necessite de mais atenção.

Na hora da prática…

Na hora da prática...

Bom, se você tem esse espírito empreendedor vá atrás e faça o que você tem vontade. Planeje, pesquise e coloque em prática, se sua ideia for boa e fizer a diferença na vida de alguma pessoa, já valeu a pena.

Nunca você vai se sentir totalmente pronto pra algo, então porque não começar agora?

E se precisar de ajuda, pode vir falar com a gente! Lembre-se que nós fazemos parte da sua rede de apoio 💙😊

0 0 votes
Post Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments