Atléticas Dicas Entidades Gestão financeira

Pagamento Online: Quais As Vantagens Para A Sua Entidade?

É muito comum que em eventos de entidades acadêmicas haja a venda de bebidas, comidas e outros produtos. O grande problema acontece quando o recebimento dessas compras passa a ser, em sua grande maioria, em dinheiro. Quer entender o porquê? Acompanhe o texto a seguir.

Durante a realização de eventos de entidades, é preciso estar preparado para lidar com pagamentos externos. Para isso, é possível contar com pagamentos online e também em dinheiro. O grande problema é que os pagamentos feitos em “cash” costumam gerar muitas dores de cabeça para as gestões envolvidas.

Muitos estudantes têm relatado casos de falsificação de notas e desaparecimento dos valores recebidos. Com a grande movimentação das festas, é difícil ficar 100% atento para esse tipo de problema, mesmo havendo um nível muito alto de organização por parte da entidade. 

O fluxo de compras é muito grande e o atendimento precisa ser ágil, evitando assim o desconforto de quem está esperando na fila para ser atendido.


Lara Flaminio Oliveira, ex-vice-presidente da Atlética FEA, nos contou um caso que ocorreu no ano passado e que foi bem complicado:

“Ano passado (2018), nós da Atlética da FEA Ribeirão estávamos vendendo os pacotes do Caipirusp. E quando acontece a venda de pacotes, o fluxo de dinheiro físico aumenta. E como sempre, imprimimos várias planilhas para fazer o controle das vendas e deixávamos na nossa lojinha. E pra receber o pagamento, a gente guardava tudo em uma caixinha, que ficava em um dos armários de lá! Nessa caixinha ficavam as notinhas da maquininha de cartão e também todo dinheiro físico que a gente recebia. Quando o fluxo era maior, retirávamos o dinheiro todo dia. E numa sexta-feira, na parte da noite, acabamos esquecendo de retirar. Quando voltamos pra faculdade, na segunda-feira, não tinha nenhum dinheiro mais ali. Não encontramos nenhuma forma de conseguir entender essa confusão. Se foi algum erro na hora de preencher a planilha ou então se realmente esse dinheiro sumiu. Desde o ano passado, a gente utiliza a plataforma da Partyou para algumas festas e também para o controle de vendas de alguns produtos e tudo ocorre certinho. Nunca tivemos grandes problemas. Para mim, toda essa facilidade de ter todos os dados registrados, sem chance de sumir ou se perder, é muito tranquilizante. Você consegue acessar os registros, saber quem registrou, como foi pago e até mesmo receber pelo próprio pagamento online da plataforma. É realmente muito fácil e prático, e acima de tudo, é muito mais seguro.”

Como é possível perceber, mesmo com uma grande organização, através do preenchimento de planilhas, caixas específicas para guardar notas das máquinas de cartão e o dinheiro recebido, o controle de dinheiro ainda é bem precário.

Outro caso que ocorreu foi contado pela Laura Pacheco Heringer, da LEU – Liga de Engenharias da UNICAMP. Segundo ela, no mês passado (outubro deste ano), em um evento onde a LEU estava participando da venda de alguns produtos, cinco notas de vinte reais falsas foram identificadas. Isso tudo graças a uma pessoa que recebeu um troco e percebeu a diferença da nota. Infelizmente, apesar do Boletim de Ocorrência, a polícia notificou que nada demais pode ser feito.

Notas falsas identificadas pela LEU, em outubro de 2019.

Isto quer dizer, dor de cabeça para a entidade e prejuízo no final das contas – literalmente!

Quando falamos em pagamentos online, além de ser um procedimento mais ágil, o gerenciamento do valor recebido, da quantidade de produtos vendidos e outras demais informações fica muito mais fácil. É possível acompanhar as vendas em tempo real pelo celular através de uma plataforma, como a Partyou, organizar todos os valores recebidos em um só lugar, sem se preocupar com o desaparecimento de dinheiro ou recebimento de notas falsas. 

Essa é uma facilidade enorme para as entidades, que podem fazer um balanço final do evento com muito mais facilidade. Isso também se aplica para quem está aproveitando o evento, pois evita de estar para cima e para baixo com dinheiro na mão, além de não ter o controle total do que pagou no final.

Sendo assim, fica simples entender o motivo de preferir o pagamento online ao pagamento em dinheiro em eventos. Afinal, ninguém quer estar passando por situações como as citadas no texto, não é mesmo?

Se você ainda tem dúvidas de como utilizar a plataforma da Partyou na sua entidade, entre em contato pelo chat do nosso site ou pelo nosso Instagram. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais e ficar por dentro de várias dicas para a sua entidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *